Santarém e Coimbra receberem tertúlias sobre sexualidade e gravidez.

As questões da intimidade, sexualidade, gravidez e planeamento familiar são frequentemente colocadas aos portadores de Esclerose Múltipla. Com o diagnóstico a surgir em idade ativa, na maioria dos casos entre os 20 e os 40 anos, os vestígios da doença podem ter repercussão na vida em casal e nos planos de constituição de família.

Para esclarecer os doentes e seus familiares sobre a temática, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla está a promover, um pouco por todo o país, as tertúlias “Esclerose Múltipla a dois.”

As sessões são simples, práticas e informais, privilegiando a partilha e troca de conhecimentos moderada por um enfermeiro.

A primeira sessão teve lugar em Santarém no dia 19 de outubro, na Casa do Brasil. A segunda sessão aconteceu no 21 de novembro, no Centro de Saúde Norton de Matos, em Coimbra.

O nosso agradecimento às enfermeiras Nélia, Clara e Amélia e à doutora Conceição pela partilha de conhecimentos e saber.

O balanço dos participantes está a ser muito positivo. Brevemente teremos novas tertúlias agendadas noutros pontos do país.

Esta é uma iniciativa com o apoio da farmacêutica Merck.