EMSPInformaçãoInternacionalSaúde

Mensagem do Presidente da Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla

By 2020-03-26 No Comments

Cara(o)s amiga(o) com Esclerose Múltipla, cuidadores e familiares

A crise do COVID-19 está a causar um sério impacto na nossa comunidade, a nível europeu e global. As Pessoas com Esclerose Múltipla (PcEM) obviamente não são exceção nesta grave crise de saúde. Eles também serão afetados. Além disso, é mais provável que eles sintam um impacto acrescido do COVID-19 nas suas vidas devido à sua vulnerabilidade. Aqueles que estão atualmente tomando terapias modificadoras de doenças (TMD’s) para Esclerose Múltipla apresentam maior risco devido à imunossupressão causada pelos medicamentos, mas também devido a suas próprias circunstâncias particulares.
Uma das principais conclusões durante estas semanas é que, embora seja difícil generalizar e aconselhar todos devido à falta de evidências, existem alguns aspetos que, dependendo do impacto do COVID-19 em cada comunidade, ainda são fundamentais. Podem encontrá-los no nosso site na atualização COVID-19 & EM
Enfrentamos algumas semanas/meses em que estar protegido, cuidar de nós mesmos nas nossas casas, permanecer ativo e saudável será crucial. Agora, mais do que nunca, precisamos de nos unir, aprender uns com os outros e esperar a passagem da pandemia de coronavírus. Sim, ficar em casa deve ser o nosso slogan.
Agora, mais do que nunca, as Sociedades de Esclerose Múltipla devem dedicar toda a sua força e recursos, para que os sistemas de saúde não se esqueçam de nós, não se esqueçam da Esclerose Múltipla e não esqueçam os nossos tratamentos. Estou particularmente preocupado com os países em que o acesso a tratamentos e terapias já é um desafio. Através das nossas associações, devemos fornecer informações, assistência e apoio psicológico remotamente.
Gostaria de transmitir esta mensagem de encorajamento às sociedades de Esclerose Múltipla da Europa que formam o EMSP, que sempre trabalharam para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por Esclerose Múltipla. Mantenham-se fortes e reinventem-se para apoiar melhor a nossa comunidade, que precisa de nós agora mais do que nunca. Eles precisam de toda a nossa energia, determinação e recursos. Vamos compartilhar informações, boas práticas, agora mais do que nunca na Europa e, é claro, em todo o mundo: juntos somos #StrongerThanMS

Pedro CarrascalPresidente da Plataforma Europeia da Esclerose Múltipla