Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > Espanha: lançada plataforma online de atividade física na Esclerose Múltipla

04 noticias cor

Este artigo é publicado no site da SPEM em parceria com a Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla (EMSP), tendo sido inserido na segunda edição da Newsletter dos Membros da EMSP.

 

Por Sandra Fernández

 

A organização de pacientes Esclerosis Múltiple España (EME) colocou a sua popular Plataforma de Promoção da Atividade Física na EM online numa tentativa de chegar a uma audiência mais vasta de profissionais de cuidados de saúde (PCS). O lançamento da versão online aconteceu a 18 de dezembro de 2016, assinalando o Dia Nacional da Esclerose Múltipla.

 

Chegar a uma equipa multidisciplinar
A Plataforma foi estabelecida em junho de 2015 para encorajar os PCS a promoverem a atividade física entre as pessoas com EM de acordo com as suas possibilidades e com o estado evolutivo da sua condição. Esta iniciativa tem como alvo, em particular, os PCS que trabalhem em centros de reabilitação. Uma das principais prioridades é a de proporcionar formação de base às denominadas equipas multidisciplinares (fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, etc.), permitindo-lhes que melhorem a qualidade de vida das pessoas com EM. O projeto foi levado a cabo em parceria com a empresa Sanofi Genzyme.

 

Espanha-Plataforma-Atividade-Fisica 

Imagem: Arquivo EME

 

De acordo com as expectativas
A iniciativa da EME está em linha com as políticas de saúde, que estão cada vez mais focadas em sistemas de prevenção. Valida ainda as recentes provas científicas dos efeitos positivos da atividade física sobre a EM. Para além disso, a Plataforma corresponde às expectativas de pessoas com EM que pretendem especializar-se na autogestão da sua saúde e sentem a necessidade de promover a atividade física. O lançamento da Plataforma refletiu a sua abordagem holística: decorreu durante um encontro sobre PCS especializados em EM, para o qual pessoas com EM também foram convidadas. Estiveram presentes duas pessoas de renome: o Dr. Rafael Arroyo – Chefe do Departamento de Neurologia do Hospital Universidade Quirónsalud Madrid; e o atleta com EM Ramon Arroyo – um conhecido ativista da EM.

 

Como funciona
A Plataforma recolhe e partilha conteúdos especializados nas áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição e hábitos saudáveis. Facilita ainda uma multitude de recursos, guias e experiências de diferentes profissionais de organizações nacionais e internacionais de EM. Os interessados poderão aceder-lhes através do seguinte endereço: http://actividadfisica.esclerosis.multiple.com (conteúdo em Espanhol).

 

Segundo o Atlas da EM, 46.000 pessoas vivem atualmente com EM em Espanha.

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO