Quarta, 03 Maio 2017 15:07
Os utentes do projeto EM'Laço já estão a beneficiar das tecnologias de comunicação apoiadas pela Fundação PT e da parceria que temos com a Anditec.
A acessibilidade destas tecnologias baseia-se na comunicação aumentativa e alternativa e permite modificar profundamente o dia-a-dia dos cidadãos incluídos neste projeto, oferecendo-lhes uma maior qualidade de vida e autonomia no relacionamento com os demais.
O projeto EM'Laço visa agir junte de pessoas com Esclerose Múltipla em situação de isolamento social e com limitações, não só ao nível da mobilidade, mas também da atividade cognitiva.
Neste momento, há dois utentes a utilizar estas tecnologias de comunicação, acabadinhas de chegar, e o testemunho que podemos partilhar evidencia os progressos que atingiram num curto espaço de tempo.
Um desses utentes, sozinho, já consegue mudar os canais de televisão, aceder à internet e aos jogos de estimulação de que tanto gosta.
O outro utente, com o novo tablet, já consegue entender o que os outros lhe querem dizer, tendo a surdez deixado de ser um obstáculo à comunicação.
Estamos felizes! E cada vez mais acreditamos que as parcerias que estabelecemos garantem uma maior sustentabilidade à nossa instituição e uma qualidade de vida melhor aos nossos utentes.
As fotografias que partilhamos abaixo ilustram de forma inequívoca o interesse e o impacto que as tecnologias de comunicação aumentativa e alternativa estão a ter nos nossos utentes.