Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias e Eventos > Novo fármaco para a EM disponível em Portugal

O medicamento Alemtuzumab (nome comercial Lemtrada) para a esclerose múltipla, já está disponível para os profissionais de saúde e os doentes em Portugal, depois de ter sido recentemente aprovado pelo INFARMED, I.P.

 

Lemtrada-alemtuzumab

 

O novo fármaco está indicado para o tratamento da esclerose múltipla (EM) na forma Surto-Remissão com doença ativa. O Alemtuzumab demonstrou eficácia em doentes que não responderam a outros fármacos disponíveis e também em casos particularmente agressivos da doença.

Em comunicado, a Sanofi Genzyme, responsável pelo novo medicamento, refere que o Alemtuzumab “vem trazer uma nova esperança aos portadores de esclerose múltipla, às suas famílias e à sociedade em geral.”

A Dr.ª Lívia de Sousa, neurologista do CHUC, mostra-se entusiasmada com a disponibilização do novo fármaco aos doentes portugueses. O “Alemtuzumab tem mostrado ser eficaz em casos particularmente agressivos de EM que não responderam a fármacos já disponíveis no mercado português. O carácter heterogéneo da doença faz com que seja imperioso termos várias opções terapêuticas para que cada um dos casos, dependo do estádio e da agressividade da doença, venha a beneficiar com a medicação mais ajustada à sua condição”.

O Alemtuzumab é um anticorpo monoclonal que se liga ao recetor CD52, uma proteína abundante nos linfócitos T e B. Julga-se que os linfócitos T e B circulantes são responsáveis pela degradação do processo inflamatório na EM. O Alemtuzumab reduz os linfócitos T e B depois de cada ciclo de tratamento. Foi aprovado em mais de 60 países e já tratou mais de 16 mil doentes.

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO