Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias e Eventos > ‘PORTUGAL DANÇA VS EM’

SPEM promove inclusão e junta figuras públicas num evento com muita dança no Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla. Veja aqui o vídeo final, com todas as participações.

 

Foto 1

 

No Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, e também de aniversário da SPEM, realizou-se um evento solidário, na Sede em Lisboa, que juntou pessoas com esclerose múltipla, familiares, figuras públicas, representantes de instituições e associações de doentes, cuidadores e animadores. Esta foi também a ocasião escolhida para premiar e reconhecer os vencedores da campanha “Portugal Dança vs EM.”

 

Os portugueses foram desafiados a realizar uma de quatro coreografias, criadas pelo grupo Ritmos Urbanos ao som da música dos HMB – Naptel Xulima, que foram adaptadas às diferentes capacidades motoras das pessoas com a doença.

 

O objetivo foi o de convidar todas as pessoas – doentes, cuidadores, familiares e comunidade em geral a conhecer um pouco melhor a Esclerose Múltipla e, através da dança, ajudar a quebrar preconceitos e a ignorar os pensamentos amargos.

 

Criada para mostrar que todos somos livres para dançar e viver, valorizar as capacidades das pessoas com esclerose múltipla e promover a integração social, foi alvo de várias partilhas solidárias nas redes sociais de figuras públicas nacionais ligadas ao mundo das artes e da televisão.

 

Todas as participações enviadas para a SPEM foram avaliadas por um grupo de jurados, constituído pelos apresentadores Helena Isabel e Pedro Fernandes da TVI e RTP1, respetivamente, da doutora Fátima Alves, Diretora de Investigação, Formação e Desenvolvimento do Instituto Nacional para a Reabilitação e da dançarina oriental Cris Aysel, portadora de Esclerose Múltipla.

 

O júri destacou o valor dos participantes, o compromisso da comunidade de EM e de todas as entidades que contribuem para a sensibilização e a inclusão social das pessoas com esclerose múltipla.

 

Os jurados elegeram os cinco vídeos vencedores, premiados com entradas para o Museu da Água e Aqueduto das Águas Livres, graças à generosidade da EPAL, bilhetes para assistir um jogo de futebol cedidos pela Fundação Benfica e um conjunto de produtos de higiene e beleza, gentilmente oferecidos pela Douglas Perfumarias.

 

Do vasto leque de participações, que incluiu pessoas com esclerose múltipla, instituições e empresas que se aliaram à causa, foram anunciados os cinco vencedores:

  • Maria do Rosário Barreiro
  • Carolina Trindade, Cristina Alonso, Maria Lopes e João Marques
  • José Luís e Eva Castellano
  • Pedro Santos
  • Telma Teles e um grupo do Gymnasium de Olhão

 

“É com natural e imensa satisfação que entregamos estes prémios e agradecemos a todos os que se associaram à SPEM na valorização das capacidades da pessoa com esclerose múltipla. Na verdade, todos os envolvidos saem vencedores dado o significado desta campanha na sensibilização e visibilidade para a importância da inclusão social das pessoas nesta condição, através do ritmo da dança.”, refere Susana Protásio, vice-presidente da SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

 

A banda HMB, que esteve diretamente relacionada com a iniciativa “Portugal Dança vs. E.M.”, tendo cedido os direitos de utilização da música Naptel Xulima para adaptação às coreografias, ofereceu t-shirts aos vencedores e dirigiu-lhes uma mensagem em vídeo nas redes sociais. Também a Polícia de Segurança Pública assinalou a efeméride com uma imagem de felicitação nas redes sociais direcionada à SPEM pela bem-sucedida campanha.

 

Assinalado todos os anos a 4 de dezembro, que é também o dia de início de actividade da SPEM há 34 anos atrás, o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla pretende chamar a atenção da população para a existência desta doença e para os efeitos na vida das pessoas que a portam, sublinhando as necessidades das mesmas com enfoque no papel da inclusão.

 

Lançada pela SPEM, durante o corrente ano, a campanha ‘Portugal Dança vs. E.M.’ contou com o apoio do Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. 2018 e da Sanofi Genzyme.

 

47384029 2197223286997235 9070289837533167616 n

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO