Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > Notícias 2011 > Terapia de Desabituação Tabágica (SPEM - Porto)

04 noticias cor

 

Comparativamente com as pessoas que nunca fumaram, os fumadores possuem quase o dobro do risco de desenvolver Esclerose Múltipla. Os ambientes de fumo para os não-fumadores são também factores de risco.

 

smoking-cigaretteAlém destes dados, verifica-se também que o consumo tabágico após o diagnóstico, diminui a eficácia da medicação disponível para a EM, intensificando os sintomas e aumentando a velocidade de progressão da doença.

 

Entre as mais de 3000 substâncias presentes no cigarro, algumas, como o cianido, já haviam sido associadas com a destruição de células nervosas bem como da bainha de mielina. A nicotina por sua vez pode comprometer a barreira hemato-encefálica ou ter efeitos imunomodulatórios.

 

Conclusão: os portadores de EM que deixarem de fumar vão reduzir o risco de todas as doenças relacionadas com o tabaco mas também, provavelmente, atrasar significativamente a progressão da sua Esclerose Múltipla.

 

 

A Delegação Distrital do Porto disponibiliza Consulta de Desabituação Tabágica durante o horário de funcionamento de serviço.Estão também abertas as inscrições para o arranque de um novo grupo  de Terapia de Desabituação Tabágica. Este grupo não poderá ter mais que 10 participantes que pretendam deixar de fumar, mesmo que não saibam como.

 

Iremos diminuir gradualmente, o consumo do tabaco até à cessação completa. Após a qual teremos um período direcionado para a prevenção de recaída.

 

Agradecemos, no caso do grupo, as inscrições atempadamente, uma vez que, iniciadas as sessões, não será possível a entrada de novos elementos.

 

Contacte-nos para mais informações: www.spem.pt/contactos?start=1

 

 

Jorge Ascenção

Psicólogo Clínico

 

Retrieved February 18, 2011, from http://www.sciencedaily.com/releases/2003/10/031028060642.htm

 

Brian C. Healy, PhD; Eman N. Ali, MD; Charles R. G. Guttmann, MD; Tanuja Chitnis, MD; Bonnie I. Glanz, PhD; Guy Buckle, MD; Maria Houtchens, MD; Lynn Stazzone, MSN, NP; Jennifer Moodie, MD; Annika M. Berger, MD; Yang Duan, MD; Rohit Bakshi, MD; Samia Khoury, MD; Howard Weiner, MD; Alberto Ascherio, MD. Smoking and Disease Progression in Multiple Sclerosis. Arch Neurol., 2009;66(7):858-864

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO