Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > Notícias 2011 > Porque estar EMXadrez?

04 noticias cor

Existe na delegação do Porto uma nova actividade para portadores de Esclerose Múltipla. Em funcionamento, quinzenalmente, às quartas-feiras entre as 15h e as 16h30 é de inscrição livre para todos os portadores sócios da SPEM.

 

Xadrez Esclerose Multipla

O objectivo é a aprendizagem e prática do jogo enquanto convívio entre todos. Entre várias vantagens, salientamos algumas essenciais neste quadro.

 

Melhoria da memória

A memória, tal como os músculos do corpo, também precisa de exercício para o seu desenvolvimento. Jogar Xadrez promove esta melhoria. Qualquer jogador de Xadrez, tenta, a cada novo jogo, melhorar a sua estratégia, treinar novas combinações de movimentos, entre outras. É este esforço que irá potenciar a sua Memória!

 

Melhoria da concentração

A própria natureza do Xadrez obriga o jogador a concentrar-se tanto nos seus movimentos como do seu adversário. Com o desenrolar do jogo, a concentração atinge níveis ideais uma vez que teremos que manter a atenção sobre todos os movimentos no tabuleiro, enquanto tentamos não cair em nenhuma armadilha do adversário. Esta atenção focada aumenta o limiar de concentração de cada participante.

 

Imaginação e criatividade

Existem muitos sites e livros acerca das melhores aberturas no Xadrez. E quanto a movimentos durante o jogo? É extremamente dificil prever todas as possibilidades de movimentos durante o jogo. Aqui é cada um por si e cada um dos jogadores terá a sua própria visão do jogo. Também tentamos visualizar os movimentos aos olhos do nosso adversário para tentar prever os seus movimentos. Assim, fomentaremos a criatividade liderada pela imaginação.

 

Pensamento lógico

Num bom jogo de xadrez nenhum jogador faz um movimento “à sorte”. Cada um tem o seu plano e as suas ideias, e os seus movimentos dão forma às mesmas. É um processo automático e com o tempo este tipo de pensamento torna-se um hábito noutras actividades também.

 

Confiança Esclerose MultiplaAumento da auto-confiança

No Xadrez o jogador é dono e senhor das suas decisões. Estas são tomadas tendo em conta a sua análise do jogo de acordo com as suas próprias capacidades. Esta atitude fomenta a tomada de decisão em outras situações da vida e afecta positivamente a auto-confiança do jogador. Mesmo quando se perdem jogos, a análise final permitirá verificar o que correu mal para melhorar no próximo jogo.

 

Planeamento

No Xadrez estamos permanentemente a planear o próximo movimento, e a tentar prever as consequências desses actos. Esta competência de planeamento rapidamente abrangerá outras áreas da vida.

 

Aumento geral das capacidades mentais

Qualquer jogo de Xadrez vai por à prova a paciência e os nervos de qualquer jogador. Vai testar a motivação e vontade sobre o adversário. A mente beneficia destes e vários outros desafios de um bom jogo de Xadrez.

 

Contactos para mais informações > SPEM Porto


Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO