Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > Notícias 2011 > EMcontros à volta da Esclerose Múltipla

04 noticias cor

Os “Encontros à Volta da Esclerose Múltipla” consistem em reuniões periódicas realizadas pela SPEM, no âmbito das quais serão tratados temas com elevada relevância para todas as Pessoas com EM e suas famílias.

 

Apresentamos as próximas edições a realizar na Sede da SPEM, em Lisboa:



2 Novembro 2011 > 18h

Papel do Enfermeiro na Esclerose Múltipla

Enf. Isabel Félix, Enfermeira no Hospital de Dia de Especialidades Médicas (Egas Moniz)

 

isabel-felix_EM

A Esclerose Múltipla é uma doença complexa e este trabalho foca o apoio que os enfermeiros podem dar aos portadores e às suas famílias.

Objectivos:

  • Reflectir na importância do papel do enfermeiro no enfrentar do diagnóstico e nas alterações do padrão da vida do doente com EM;
  • Estabelecer estratégias que promovam máxima independência nas actividades da vida diária e estimulem uma atitude positiva do indivíduo face à sua doença.


Inscrições gratuitas:

(por favor indique nome, telefone, localidade, relação com a EM e sessão que pretende assistir)

  • Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
  • Telemóvel: 934 386 910
  • Telefone: 218 650 480

 

Isabel Félix, Enfermeira desde 1979, iniciou funções em Pediatria onde permaneceu 10 anos, tendo depois transitado para o Serviço de Neurologia onde esteve 20 anos. Actualmente está há 3 anos no Hospital de Dia. Tem longa experiência no acompanhamento dos utentes com Esclerose Múltipla participando em diversos estudos nesta área.

 

Ver este evento no Facebook


Fazer download da Apresentação em PDF:

 

PAPEL-DO-ENFERMEIRO_img esclerose multipla

 

 

16 Novembro 2011 > 18h

A Gravidez e a Esclerose Múltipla

Dr. João Mairos, Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia

 

joao-mairos Esclerose Multipla

A Esclerose Múltipla é uma doença auto-imune do sistema nervoso central que afecta adultos jovens e mais frequentemente mulheres, sendo tipicamente caracterizada por episódios recorrentes de disfunção neurológica. A estes surtos intercalam-se períodos de graus variáveis de remissão clínica. Devido ao facto de coincidir com a idade fértil e afectar predominantemente as mulheres, os receios em torno da evolução de uma gravidez, da saúde da mãe e do feto e da influência na relação do casal, justificam claramente uma reflexão.

 

Assim, ao ponderar engravidar, o casal e a mulher com Esclerose Múltipla deparam-se com diversas questões: é verdade que o período da gravidez está relativamente protegido dos surtos? A fertilidade é influenciada pela Esclerose Múltipla? De que forma a expressão da sexualidade do casal é alterada durante a gravidez? A doença pode ser transmitida aos filhos? Há maior risco de abortar? Que tipo de tratamentos podem ser efectuados durante a gravidez? A doença trará complicações acrescidas à gravidez? Como lidar com os receios próprios do período da gravidez? A mulher poderá ter um parto normal? A amamentação está contra-indicada? Como cuidar do recém-nascido? A Esclerose Múltipla agrava-se no pós-parto? De que forma o nascimento de um filho vai alterar a vida para o futuro? Que tipo de adaptações deverão ser pensadas? Como vai a presença de um filho influenciar a relação do casal? De que forma a mulher mãe com Esclerose Múltipla vai modificar a sua dimensão pessoal?

 

Estes e outros assuntos, são temas a abordar durante a sessão, onde haverá oportunidade para partilhar experiências e esclarecer dúvidas.

 


Inscrições gratuitas:

(por favor indique nome, telefone, localidade, relação com a EM e sessão que pretende assistir)

  • Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
  • Telemóvel: 934 386 910
  • Telefone: 218 650 480

 

João Mairos, médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia, é o Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital da Força Aérea. É também o chefe da Consulta Externa, do Serviço de Assistência e o Coordenador da Comissão de Controlo da Infecção deste hospital. Tem desenvolvido como área de destaque a Histeroscopia Cirúrgica em ambulatório, sendo responsável pelo seu desenvolvimento em várias unidades de saúde. Integra o quadro de colaboradores do Hospital Cuf Descobertas, da Clínica Cuf Alvalade e da G.O. Clinic, onde exerce a sua actividade como Ginecologista e Obstetra.

 

 

 

 

18 Janeiro 2012 > 18h

Dor na Esclerose Múltipla

  Dr. José Vale, Director do Serviço de Neurologia do Hospital Beatriz Ângelo (Loures)

 

jose-vale Esclerose Multipla

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica crónica caracterizada pela presença de lesões (‘placas’) inflamatórias no sistema nervoso central. Na forma mais comum, a doença evolui por surtos e remissões, manifestando-se por uma perda aguda de função – motora (fraqueza muscular, desequilíbrio), sensitiva (dormência, formigueiros), visual (redução da visão). De um modo geral, a progressão da doença é avaliada pelo somatório destes défices, desvalorizando-se muitas vezes alguns sintomas associados que podem ser particularmente incapacitantes. Entre estes, incluem-se a fadiga, as alterações neuropsicológicas (perda de memória e de outras capacidades cognitivas) e a dor.

 

A dor representa de facto um sintoma muito comum nas pessoas com EM e pode representar a principal queixa da doença. Nesta sessão, após uma perspectiva geral da doença e dos mecanismos da dor, será discutida a relevância da dor crónica na evolução da doença, as suas diferentes causas e as possibilidades de tratamento.

 

Inscrições gratuitas:

(por favor indique nome, telefone, localidade, relação com a EM e sessão que pretende assistir)

  • Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
  • Telemóvel: 934 386 910
  • Telefone: 218 650 480

 

José Vale dedica-se predominantemente à actividade clínica na área das doenças do movimento, genética e doenças desmielinizantes e é autor de mais de 200 comunicações em congressos nacionais e internacionais e 24 publicações em revistas internacionais. Outras actividades: Assistente Convidado de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa (2000-2011) e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia (2007-2010); membro da Movement Disorders Society, Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento e do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla.

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO