Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > Notícias 2011 > A Gravidez em destaque nos EMcontros

04 noticias cor

Com esta sessão pretendeu-se desmistificar, promover conhecimento e tirar dúvidas aos casais e mulheres com Esclerose Múltipla (EM) que planeiam engravidar. Realizada a 16 de Novembro na Sede da SPEM, participaram 30 pessoas, das quais 12 têm EM, 9 familiares e 9 profissionais de saúde.

 

 

2011_1116_EMcontros_Gravidez_e_EM_6

 

 

“Ainda não se sabe bem o porquê, mas estatisticamente existem menos surtos durante a gravidez”, afirmou o Dr. João Mairos. “Basta recordar que o corpo da mãe fica preparado para aceitar células diferentes das suas, as do bebé, pelo que a placenta tem a capacidade de não rejeição. Isto é reflexo de uma mudança imunitária a nível celular e químico na mulher grávida.” No entanto, os sintomas da EM instalados antes da gravidez podem persistir, variando de caso para caso.

 

 

2011_1116_EMcontros_Gravidez_e_EM_2

 

 

Pontos a reter: “a mulher com EM é tão fértil quanto qualquer outra, há baixo risco de transmissão genética e as indicações obstetrícias são iguais às das mulheres sem EM”. A decisão de interromper (e retomar) o tratamento continuado para a EM deverá ser falada com o neurologista. E há tratamento para prevenir o aparecimento de surtos após o parto.

 

Testemunho de mães com EM que participaram, “ter um filho foi a melhor decisão da minha vida”. “É preciso planear bem a gravidez, o parto e todas as fases seguintes de crescimento do bebé, para que haja sempre apoio e a mãe possa descansar.”

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO