Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > Notícias 2014 > Parceria entre SPEM e Academia Lúcia Piloto resulta EM'Beleza

No dia 11 de Dezembro realizou-se uma iniciativa apelidade de "EM’ Beleza" na Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM). A responsabilidade foi da Academia Lúcia Piloto, que desafiou a SPEM a comemorar os seus 30 anos, juntamente com os seus sócios e utentes, num clima de glamour. O primeiro dos dois dias de comemoração aconteceu hoje, com o atendimento de 10 utentes do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO).



Antonio Boticas EM BelezaComo é que gosta de sentir o seu cabelo?”. Foi a primeira pergunta que o grupo de alunos da Academia Lúcia Piloto fez à primeira “cliente” do dia, a D. Lucinda, utente do CAO há três meses. O objectivo é o de perceber quem está do outro lado e fazê-lo sentir-se bem. E é isso mesmo que estes alunos vieram trazer à SPEM. “Sinto-me mimada”, diz a D. Lucinda, que acabou de sair da Unidade de Neuro-Reabilitação para a cadeira do cabeleireiro, num momento só seu.

O evento EM’Beleza teve lugar no cabeleireiro social da SPEM, um espaço equipado para receber todos os utentes e sócios e onde o que se pretende é proporcionar um momento de prazer e cuidado a quem o frequenta.

Para muitos esta é a única oportunidade que têm de usufruir de um serviço como este e as mais-valias só podiam ser garantidas: dar a cada uma das pessoas com Esclerose Múltipla mais confiança e auto-estima, proporcionando um momento em que, no palco da vida, o actor e actriz principal é a Pessoa e não a doença. 

Rosa Pereira EM BelezaPelo cabeleireiro social da SPEM passaram, hoje, cerca de 10 utentes do Centro de Actividades Ocupacionais. Todos, além de ficarem ainda mais bonitos, levaram consigo a alegria e um sorriso no rosto.

Rosa Pereira é o exemplo disso. “Adorei esta experiência! Além de ter achado giro e divertido, fez-me muito bem cortar o cabelo. Animou-me!”, diz, bem disposta. Fizeram-lhe o corte que mais gosta e que nem sempre é fácil. “É difícil cortarem-me o cabelo, porque nunca páro quieta com a cabeça”, diz. Mesmo assim, o resultado final está à vista e recebeu elogios de todos os colegas e funcionários da SPEM.

Rosa Carvalho EM BelezaEventos destes, com instituições, ainda são uma estreia para a Academia Lúcia Piloto. “Já tínhamos recebido outros contactos de outras instituições, mas nunca de nenhuma que nos tivesse tocado tanto. Quando falámos com a SPEM, disse imediatamente que sim, pois tinha a certeza da receptividade do grupo Lúcia Piloto a estas iniciativas”, afirma Sara Cruz, directora operacional da Academia. E não se enganou, até porque apesar de a Academia Lúcia Piloto ser estreante nestas andanças, o grupo Lúcia Piloto tem colaborado em alguns projectos sociais, nomeadamente o projecto “Maria Raposa”, no Hospital Santa Maria.

Para os alunos, esta é também uma perspectiva diferente, e importante, tanto em termos pessoais como profissionais. “Na Academia estamos muito focados no cliente tradicional e esta experiência permite-nos ter uma visão e conhecimento mais amplos, assim como nos faz sentir melhores por participarmos do registo de memórias destas pessoas”, acrescenta Sara.

Todos SPEM Academia Lucia PilotoTambém Rubén Martins, de 23 anos, tem a mesma opinião. O sonho de ser cabeleireiro já é antigo e, depois de estar à frente de uma secção de vendas em cosmética, decidiu correr atrás do sonho e ingressou na Academia. Hoje concretizou mais outro: o de ajudar quem mais precisa. “Sempre pensei em ajudar os outros e agora surgiu a oportunidade, de colocar o meu talento ao serviço das pessoas e fazê-las sorrir e sentirem-se melhor consigo mesmas”, diz, entusiasmado. E a avaliar por todos aqueles que hoje se sentaram na cadeira “mágica”, o sonho do Ruben foi concretizado. Obrigada Academia Lúcia Piloto!

 

 

 



Todas as fotografias na página de facebook da SPEM:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.880632021989708.1073741858.101760733210178

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO