Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > Notícias 2018 > Semana Internacional do Cérebro 2018

A Semana Internacional do Cérebro pretende chamar a atenção das pessoas para a importância de ter um cérebro saudável e divulgar os progressos e benefícios da investigação científica na área do cérebro. Participam nesta campanha internacional centenas de instituições científicas, universidades, hospitais e associações profissionais de todo o mundo.

 

BAW-Sticker-Design-Contest-Marianne-Bacani

 

Esta iniciativa é promovida pela organização privada filantrópica americana Dana Foundation e pela Federação das Sociedades Europeias de Neurociências (FENS), que promovem o desenvolvimento da investigação sobre o cérebro. Em Portugal, a organização está a cargo da Sociedade Portuguesa de Neurociências, em parceria com os Centros de Ciência Viva e outras instituições de ensino e investigação, com propostas para todas as idades:

 

 

“A Música pergunta ao Cérebro”

 

O Music NeuroRehab Lab irá participar através da divulgação de informação sobre a investigação da influência da música no Sistema Nervoso Central e quais as potenciais valências terapêuticas.

O evento terá lugar no átrio do edifício 2 do Hospital São Francisco Xavier - CHLO, em Lisboa, entre os dias 12 e 16 de março.

Através de suportes multimédia, os participantes (utentes, cuidadores, profissionais do Hospital) são convidados a ter uma experiência individual de contacto com a música e a tocar piano no local.

Consulte o cartaz aqui.

 

 

Os Neurocientistas vão à Escola

 

O Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) promove várias palestras para alargar o conhecimento e a compreensão da população estudantil na área do cérebro e das neurociências. Os cientistas vão visitar escolas, associações, universidades sénior e receber as escolas nos seus laboratórios.

Para o ensino básico e secundário, foram preparadas palestras sobre o estudo do cérebro, abordando temas como o funcionamento do cérebro, os sentidos, o efeito do consumo das drogas a nível cerebral e as doenças neurodegenerativas.

Para os mais pequenos, as atividades incluirão uma palestra didática e atractiva, jogos e desenhos sobre a morfologia e função do cérebro humano (com especial foco nos cinco sentidos) e sobre a sua unidade funcional, o neurónio.

Mais informações aqui.

 

 

Micro Science Photo Gallery

 

O Centro Ciência Viva de Coimbra tem patente uma exposição de imagens científicas obtidas através de microscopia durante trabalhos de investigação a decorrer nos laboratórios do CNC (Centro de Neurociências e Biologia Celular) e do IBILI (Instituto Biomédico de Investigação de Luz e Imagem). As fotografias expostas exploram mistérios das mais diversas áreas das ciências da vida: neurociências, biologia da reprodução, microbiologia, entre outras. A exposição estará em exibição no Exploratório durante 2 meses.

 

 

Simpósio Cérebro Stressado

 

A 13 de março, pelas 18 horas, decorre na Faculdade de Medicina do Porto (Auditório CIM-FMUP) um simpósio dedicado ao cérebro e ao stress, na perspetiva da neurociência, da psicologia e da psiquiatria. Será dado destaque ao stress sentido na vida universitária, com o testemunho de vários alunos da Universidade do Porto.

Veja o cartaz aqui.

 

 

Visita a Laboratórios

 

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) abrem as portas dos laboratórios para visitas de grupo (mínimo 15 pessoas), com possibilidade de visitar o Jardim Botânico. Inscrições através do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .aqui

 

 

Projeto “Neurónios” do IEC

 

O Instituto de Educação e Cidadania (IEC), em Oliveira do Bairro, também participa na Semana do Cerébro. A exposição “Neurónios” está patente de 12 a 18 de março no Café Cultura do IEC, em Mamarrosa. A 15 de março, pelas 18 horas, o doutor João Peça, do Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, fará uma “Análise de circuitos cerebrais em Doenças Neuropsiquiátricas”.

Consulte o cartaz aqui

 

 

Plataforma Ciência Aberta

 

A Plataforma de Ciência Aberta (PCA), em Barca d’Alva, associa-se à iniciativa internacional da Semana do Cérebro, através da realização de um conjunto de workshops dedicados à inteligência artificial e construção de robôs, a ter lugar na escola sede do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo. Descodificar como o cérebro gera comportamento ou como o comportamento emerge das leis físicas é o ponto de partida desta iniciativa. No dia 17 de março, decorrerá durante todo o dia um laboratório de robótica, cibernética e neurociências destinado ao público em geral, onde os participantes serão desafiados a construir robôs e a configurar as ligações do seu cérebro.

Consulte o cartaz aqui

 

 

Encerramento com conferência sobre a Demência e o Stress

 

A FNAC de Coimbra recebe o evento de encerramento oficial da Semana Internacional do Cérebro, com a presença de Isabel Santana (Centro Hospitalar e Faculdade de Medicina da Universitário de Coimbra), Mário Simões (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), José Carreira (Alzheimer Portugal) e António Freire (Centro Hospitalar e Faculdade de Medicina da Universitário de Coimbra; Conselho Português para o Cérebro). O debate conta com a moderação de Ana Cristina Rego, do Centro de Neurociências e Biologia Celular e Faculdade de Medicina da Universitário de Coimbra.

 

BrainWeek2018

 

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO