Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias > Notícias (Arquivo 2010) > VII Congresso Nacional - Resumo

04 noticias cor

Para comemorar mais um aniversário, a SPEM levou a efeito o seu VII Congresso Nacional. Pela primeira vez, as terapias complementares tiveram lugar ao lado dos tratamentos da medicina convencional.

 

2010_Congresso_SPEM_014

 

Na área destes últimos, e numa mesa moderada pela Dra. Ângela Valença (Hospital da FAP/SAMS), tivemos, a iniciar os trabalhos, a palestra do Dr. Paulo Alegria, neurologista do Hospital de Egas Moniz, que passou em revista os resultados conseguidos com os medicamentos modificadores do curso da doença (imunomodeladores e imunossupressores, que neste momento continuam a constituir a primeira linha de tratamento dos doentes com formas recidivantes-remissivas de EM), bem como os tratamentos sintomáticos.


2010_Congresso_SPEM_097

 



No que toca aos tão esperados “novos tratamentos”, o Dr. Paulo Alegria deu a conhecer uma panóplia de drogas que em breve aparecerão no mercado, actuando a maior parte delas na esfera da sintomatologia da EM. Também presente nesta mesa, o Dr. Mário Veloso, Director de Neurologia do Hospital de Egas Moniz, aproveitou o tema e explicou aos presentes os trâmites seguidos pelos ensaios clínicos destinados a testar novas drogas e tratamentos, ensaios absolutamente necessários à determinação da sua efectividade e da segurança na sua utilização.

 

 

2010_Congresso_SPEM_105

 

A Dra. Luísa Ventura, fisiatra da SPEM, dissertou sobre os tratamentos de neuroreabilitação em geral, e em particular sobre os que estão disponíveis na UNR da Sede, com as valências de fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala. Apontou a necessidade de recuperar as funcionalidades perdidas neste campo ou de, no mínimo, manter as capacidades remanescentes dos portadores, falando da forma como isto pode ser alcançado na UNR. Referiu-se também ao projecto “Andago”, que utiliza um aparelho destinado a treinar a marcha com suspensão do peso do corpo, o que facilita o exercício de utentes com necessidade de recurso a ajudas técnicas para se locomoverem. Referiu também a utilidade das terapias ocupacional e da fala nas AVDs dos utentes.

 

 

 

2010_Congresso_SPEM_011

 

 

 

 

Ponto muito esperado do programa foi a intervenção do Professor João Martins Pisco, que explicou exaustivamente a sua técnica de intervenção cirúrgica na Insuficiência Venosa Cérebro-Espinal Crónica e disse da sua convicção de que uma melhor irrigação do cérebro dos portadores de EM era um factor de melhoria dos sintomas da doença. O Professor Pisco frisou que, não obstante ter já praticado esta intervenção em vários portadores de EM, reconhecia tratar-se de uma técnica experimental que carece ainda de ensaios clínicos para ser validada.

 

 

 

 

2010_Congresso_SPEM_024

 

 

 

 

Depois de almoço começámos por ouvir a Dra. Alexandra Duque, psicóloga da SPEM, cuja palestra versou sobre duas vertentes dos tratamentos – o individual e o de grupo – apontando as diferenças entre ambos e os resultados que se poderiam esperar de um e de outro.

 

 

2010_Congresso_SPEM_034

 

 

 

 

 

 

 

 

A Professora Paula Pereira, nutricionista da Escola Superior de Saúde Egas Moniz fez uma interessante apresentação sobre a alimentação na EM, salientando a necessidade de um equilíbrio na escolha e na quantidade dos produtos alimentares ingeridos. Falou também de complementos alimentares, seus benefícios e perigos para a saúde dos portadores.

 

 

 

 

 

 

 

2010_Congresso_SPEM_088
Abordaram-se de seguida as terapias complementares, com especial ênfase na acupuntura. Ouvimos a apresentação da Dra. Sílvia Del Quema, técnica da Clínica Pedro Choy, que nos deu a conhecer não só a história como também os fundamentos e as aplicações desta técnica milenar chinesa, muito útil no controlo da dor e da espasticidade. Ouvimos ainda o Dr. Pedro Figueiredo, da Clínica Tsuchiya, que nos deu a conhecer a mesma prática mas sob o ponto de vista da técnica japonesa, bem como os trabalhos de investigação na acupuntura realizados pelo seu mentor, o Dr. Mitsuharo Tsuchiya.
2010_Congresso_SPEM_056

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2010_Congresso_SPEM_065

 

 

 

 

Por último, interveio o representante da Associação de Tai Chi Taoista de Portugal, Dr. João de Oliveira Martins. Depois de nos apresentar a sua Associação, João Martins convidou alguns dos seus associados a fazerem uma demonstração desta técnica de relaxamento que, há séculos, é praticada para melhorar a saúde do corpo e da mente. Todos os presentes foram convidados a executar os exercícios, pelo que o final do Congresso foi um momento de descontracção e de divertimento.

 

 

 

 

2010_Congresso_SPEM_076

 

 

 

 

 

 

Para encerrar os trabalhos, a nossa Directora Dra. Manuela Neves proferiu umas breves palavras de agradecimento aos presentes, congratulando-se com a qualidade das apresentações a que todos acabavam de assistir.

 

 

 

 

 

 

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO