InvestigaçãoTratamentos

Revisão de segurança do Alemtuzumab (Lemtrada)

By 2019-04-15 Agosto 8th, 2019 No Comments

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) está a realizar uma revisão sobre a segurança do Alemtuzumab (Lemtrada) “após novos relatos de condições imunomediadas (causadas pelo sistema de defesa do organismo que não funciona corretamente) e problemas do coração e vasos sanguíneos, incluindo casos fatais”.

Até que a revisão seja concluída, a EMA instrui os profissionais de saúde a prescrever Alemtuzumab pela primeira vez apenas em casos de EM altamente ativa, em que outras opções de tratamento são inadequadas ou não funcionaram.

Os doentes têm registado efeitos secundários, como problemas cardíacos súbitos, dificuldade em respirar, dor no peito, tosse com sangue, dor de cabeça súbita severa, fraqueza de um lado, dor de pescoço, dificuldade em falar, pele ou olhos amarelos, urina escura, sangramento ou hematomas, erupção cutânea, febre ou glândulas inchadas.

As pessoas atualmente em tratamento com o alemtuzumab e que não apresentam efeitos secundários podem continuar com o tratamento. Se eles experimentarem qualquer um dos efeitos secundários listados pela EMA, devem procurar orientação médica imediata.

A SPEM está a trabalhar juntamente com a Federação Internacional (MSIF), a Plataforma Europeia de EM (EMSP) para explorar possíveis oportunidades para as organizações de EM contribuírem para a revisão de segurança.

Se tiver dúvidas ou preocupações sobre o tratamento, discuta as suas opções com um profissional de saúde qualificado.

Consulte o documento com as orientações da EMA.

european-medicines-agency