A SPEM marcou presença na cerimónia de entrega dos AUA! – Angelini University Award, que premeiam projetos inovadores na área da saúde.

Paulo Gonçalves, vice-presidente da SPEM, integrou o júri para a atribuição dos prémios. O evento decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com a presença do presidente da SPEM, Alexandre Guedes da Silva, que entregou o prémio “Escolha do Público para a melhor apresentação.”

Leia o artigo, pela mão da Newsfarma:

«AUA! Sistemas digitais à toma da medicação para utilização em doentes em regime de hospitalização domiciliária – é o grande vencedor da 10.ª edição do AUA! – Angelini University Award 2018/2019, entre os 15 melhores projetos apresentados ontem, no Pavilhão do Conhecimento.

Este projeto vencedor consiste no desenvolvimento de dois sistemas digitais de monitorização da terapêutica medicamentosa oral que permitem aumentar a eficiência e a segurança da terapêutica domiciliária.

Da autoria de duas alunas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), o projeto pretende implementar dois sistemas digitais de apoio à toma da medicação para utilização em doentes em regime de hospitalização domiciliária, tendo em vista melhorar a efetividade, a eficiência e a segurança da terapêutica medicamentosa oral e a qualidade dos registos, no processo clínico do doente. De forma a minimizar os erros de medicação e a falta de adesão à terapêutica, estes sistemas digitais portáteis emitem lembretes para a toma da medicação no horário adequado e também um sinal no preciso momento da sua administração, que é registado em tempo real num sistema informático, ao qual o doente e os profissionais de saúde podem ter acesso por rede móvel.

Relativamente ao Prémio de Jornalismo “AUA! – Angelini University Award 2018/2019”, este foi atribuído à reportagem, “Cuidadores são os olhos dos médicos. ‘É muito melhor’ recuperar em casa, admitem doentes”, da autoria da Dr.ª Sónia Santos Silva, jornalista da Rádio TSF.»