Dia Mundial da Esclerose Múltipla 2021

Por ocasião do Dia Mundial da Esclerose Múltipla (dia 30 de maio), a SPEM desenvolveu várias iniciativas para preencher o mês de maio, de forma a que cada conteúdo consiga entreter, informar e sensibilizar não só a comunidade de EM, como a população portuguesa.

A campanha do Dia Mundial da EM de 2021, tal como os seus eventos e iniciativas, incluem-se, assim, no programa #MSConnections, da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (Multiple Sclerosis International Federation – MSIF).

Importa referir que, na semana de 25 de maio, a SPEM está a preparar uma ida à Assembleia da República (AR) para debater o estatuto do doente com EM e fazer valer alguns pontos do Consenso Nacional de Esclerose Múltipla, lançado em Dezembro de 2020. Assim, o programa ainda se encontra em atualizações, sendo divulgada em breve a data e informação detalhada da presença na AR.

E se a preguiça tivesse nome?

Quantas vezes a fadiga não é confundida com preguiça? Bruno Ferreira usa o humor para desconstruir e desmistificar a Esclerose Múltipla. Este ano faça do Dia Mundial da EM o “mês da EM”! Junte-se à causa, partilhe e informe os que o rodeiam. Pode assistir ao vídeo aqui.

Bruno Ferreira, em "E se a preguiça tivesse nome?"

O Tune in for MS, tal como toda a campanha do Dia Mundial da EM de 2021, inclui-se no programa #MSConnections, da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (Multiple Sclerosis International Federation – MSIF).

O #MSConnections pretende “conectar a comunidade; desafiar barreiras sociais, as quais fazem com que as Pessoas com EM se sintam mais solitárias ou socialmente isoladas; e lutar por melhores serviços, celebrando as redes de apoio já existentes e sublinhando o self-care (cuidado individual/autocuidado)”, segundo Sarah Dobson, Senior Communications and Campaigns Officer da MSIF.

Assim, de forma a nos conectarmos e festejarmos esta data, a Federação pensou novamente no movimento global “Tune in for MS” (em português: sintonizados pela EM). Este projeto é um evento de talentos a nível internacional, transmitido online, no dia 30 de maio, às 14h, que junta artistas com Esclerose Múltipla ou artistas simpatizantes da causa por todo o mundo.

Assista ao streaming internacional no Youtube do World MS Day, no site ou na página de Facebook do mesmo. Aproveite e apoie o jovem português, artista de arte urbana, Bruno Ezik, que será o único representante nacional, enviado da SPEM, no “Tune in for MS” (saiba mais sobre o Bruno e sobre como foi selecionado na notícia da SPEM – aqui).

O “Três EM’Linha” é um programa de entrevistas em direto no Instagram (@spemportugal), transmitido todas as terças e sextas feiras, do mês de maio, pelas 21h. O objetivo destas lives passa por promover alguns artistas com Esclerose Múltipla e outros talentos apoiantes da causa, ao mesmo tempo que informamos e sensibilizamos o público para a doença.

Mais do que entrevistas, este será um espaço de conversas onde também estará incluído um pequeno jogo, o qual será dividido em três grupos: sintomas da EM, mitos e verdades sobre a EM e outras perguntas gerais sobre a doença.

Os convidados que irão estar connosco ao longo deste mês são:

tEMos voz é uma série documental de seis episódios, onde são retratados diversos testemunhos de Pessoas com EM. A série estreia dia 15 de maio, às 18h, e todos os sábados e domingos será lançado um novo episódio no canal SPEM TV (no Youtube).

A série encontra-se dividida pelos seguintes temas:

• Episódio 1 – Os Sintomas da Esclerose Múltipla | Testemunhos de Coimbra  – dia 15/05
  • Episódio 2 – O Diagnóstico da Esclerose Múltipla | Testemunhos de Santarém – dia 16/05
  • Episódio 3 – Aceitação pela Sociedade | Testemunhos de Évora – dia 22/05
  • Episódio 4 – Dificuldades das Pessoas com Esclerose Múltipla | Testemunhos de Porto, Viseu e Bragança – dia 23/05
  • Episódio 5 – A Importância da União | Testemunhos de Beja – dia 29/05
  • Episódio 6 – A Importância da SPEM | Testemunhos de Lisboa – dia 30/05

Nos dias 29 e 30 de maio, realizar-se-á uma “Caminhada/Corrida Virtual do Dia Mundial”, iniciativa do EM’Força , em parceria com a Merck e com o apoio do Grupo Sportivo Adicense,  com vista à celebração do Dia Mundial da EM, tendo como objetivo a promoção da sua atividade física e bem-estar.

A Caminhada terá início às 9h00em ambos os dias, e pretende fazê-lo sair de casa “EM’Família”, adaptando a hora e o passeio ao ritmo que lhe for mais confortável. Neste sentido, promovemos um Piquenique Nacional, no dia 29, a partir das 13h, num local à sua escolha.

Por sua vez, no dia 30 de maio, às 14h, depois da caminhada matinal, será realizado o streaming de talentos mundial, “Tune in for MS“, onde o português Bruno Esik estará presente a demonstrar o seu talento.

Neste “fim de semana da EM”, vista a camisola do Dia Mundial e, no final, tire uma fotopublique na sua rede social identifique a SPEM, colocando os #diamundialdaEM2021 #emconexões #EMForça.

*Nota: Cedência de imagem, voz e vídeo – ao enviar a sua imagem, voz, vídeo, ou os três, autoriza a que estes elementos sejam registados nos nossos arquivos e utilizados para as seguintes finalidades: uso interno pela SPEM (nas nossas Delegações e Núcleos); uso externo em reuniões educacionais com Profissionais de Saúde (Médicos, Enfermeiros, farmacêuticos e outros) e entidades parceiras com as quais a SPEM tem acordos escritos no âmbito da sua missão; uso externo dirigido ao público em geral – para campanhas de promoção, ao abrigo da missão da SPEM, através de meios de comunicação, internet ou redes sociais

Minuto com a EM é o podcast da SPEM que pretende informar sobre a doença e a contrastar alguns mitos e verdades frequentemente associados à mesma.

Este podcast foi desenvolvido ainda em 2020, pela delegação de Évora da SPEM, e será agora apresentado durante todas as segundas e quartas feiras do mês de maio, às 18h30. Poderá ouvir todos os episódios aqui (no site da SPEM), no SpotifyGoogle PodcastsAnchorRadio Public ou Pocket Casts.

Vista a nossa causa e venha celebrar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla connosco!

O dia 30 de maio está a chegar e queremos que vá vestido/a a rigor e despido/a de qualquer preconceito.

Apresentamo-lhe as nossas t-shirts, ilustradas pela Inês Barros e que poderão comprar já a partir de hoje. Yoda, Frida Kalo, António Variações e Luís de Camões, quem é o seu alter ego? Escolha a sua versão e EM’podere-se.

Contacte-nos através do nosso e-mail [email protected] e indique-nos:

• a sua zona de residência;
  • número de sócio (caso seja);
  • tamanho que pretende (pode consultar em baixo);
  • versão – Yoda, Frida Kalo, António Variações ou Luís de Camões.

E nós tratamos do resto.

Preços:

• 8 neurónios para sócios