EM ForçaSensibilizaçãoSPEM

No mês de maio, caminhámos e vestimo-nos pela EM!

By 2021-06-01 No Comments

O Dia Mundial de Esclerose Múltipla, celebrado a 30 de maio, foi mais uma vez pautado por inúmeras atividades e eventos realizados pela SPEM e que decorreram durante todo o mês. Lançámos um podcast, uma série documental, um ciclo de diretos no Instagram e, por fim, uma caminhada juntamente com um piquenique, que juntou várias pessoas, movidas pelo mesmo objetivo.

Ainda tivemos a honra de poder contar com a presença de Bruno Ezik, artista urbano, no evento Tune in for MS, representando, assim, Portugal de uma forma sublime.

Como surpresa, conseguimos ainda juntar vários parceiros e representantes políticos a uma Mesa Redonda e debater os desafios e as soluções que temos pela frente, para tratar e cuidar das Pessoas com Esclerose Múltipla. Pode ler tudo sobre o evento aqui e assistir ao mesmo no nosso Facebook.

Fim-de-semana 29 e 30 de maio: Piquenique e Caminhada

A pandemia veio limitar os nossos encontros sociais, veio impor distanciamento social e o uso de máscara, mas felizmente isso não nos impediu de sair de casa, lutar pela nossa causa e celebrar este dia tão especial! Ainda que não estivéssemos todos juntos, cada delegação conseguiu reunir-se e juntar várias pessoas da sua zona para uma caminhada e um piquenique.

A “Caminhada/Corrida Virtual” foi uma iniciativa do EM’Força, em parceria com a Merck e com o apoio do Grupo Sportivo Adicense e que teve como objetivo primordial a promoção da atividade física e bem-estar.

Foram muitas as pessoas que se juntaram a nós e que caminharam, sozinhas ou acompanhadas, por uma boa causa. Foi uma experiência revitalizadora e necessária, não só pela saúde, mas também para espairecer a mente, principalmente depois de tanto tempo de confinamento. Pode assistir aos diretos que fizemos no Facebook e ver algumas das fotos nas nossas redes sociais.

T-shirts Dia Mundial

Para acompanhar as caminhadas e os piqueniques, houve dress code à medida. Vestimos a nossa causa,  com as t-shirts ilustradas pela Inês Barros, com figuras emblemáticas – Yoda, Frida Kalo, António Variações e Luís de Camões.

Podcast Minuto com a EM

De uma forma sucinta e clara, decidimos sensibilizar e informar a população, através da nossa voz, acerca do que é a Esclerose Múltipla. Foram 10 episódios, onde, em um minuto, desmistificámos algumas premissas associadas à doença.

Este podcast foi desenvolvido em 2020, pela delegação de Évora da SPEM e poderá ouvir todos os os episódios aqui (no site da SPEM), no Spotify, Google Podcasts, Anchor, Radio Public ou Pocket Casts.

“tEMos voz”

Lançámos uma série documental de seis episódios, onde são retratados diversos testemunhos de pessoas com EM, que nos contam as suas experiências, as suas lutas e as suas dificuldades.

Os episódios estão disponíveis no nosso canal de YouTube. A edição foi realizada pela Rute Jordão, editora de vídeo da SPEM.

Três EM’Linha

Realizámos um programa de entrevistas em direto no nosso Instagram, onde procurámos promover alguns artistas com e sem Esclerose Múltipla, ao mesmo tempo que sensibilizámos o público para a doença. Aos convidados, foi proposto um desafio de três questões, daí o nome “Três EM’ Linha”.

Estes lives foram conduzidos pela Telma Teles, sócia e voluntária da SPEM, se não teve oportunidade de ver, aproveite agora:

Tune in for MS

Esta foi uma iniciativa implementada pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla (Multiple Sclerosis International Federation – MSIF), que se incluiu no programa #MSConnections

“Sintonizados pela EM” foi um evento online, que aconteceu no dia 30 de maio, pelas 14h, e que teve como objetivo principal juntar talentos a nível mundial – portadores de Esclerose Múltipla ou simpatizantes da causa.

Bruno Ferreira, de nome artístico Bruno Ezik, um jovem português e artista de arte urbana, foi representar Portugal neste evento, ao mostrar a sua arte e transmitir o seu significado. Bruno Ezik usa a sua arte para fazer uma crítica social e “inspirar pessoas que tenham doenças, para além de EM”, como o próprio diz na sua atuação.

Pode assistir ao evento no YouTube do World MS Day, no site ou na página de Facebook do mesmo. A apresentação de Bruno Ezik começa aos 21 minutos.

Pode saber mais sobre o Bruno e sobre como foi selecionado na notícia da SPEM – aqui).

 

Agradecemos a todas as pessoas que se juntaram a nós, presencial ou virtualmente, e que fizeram deste um dia muito feliz! Continuamos na luta por uma melhoria da qualidade de vida de quem tem EM.