SaúdeSPEM

Saúde Mental e Esclerose Múltipla

By 2021-03-12 No Comments

“Trajetórias de Saúde Mental em doentes com Esclerose Múltipla” é um projeto inovador, ao nível nacional e internacional, que pretende “melhorar as intervenções clínicas, de prevenção e tratamento”

 

Identificar, em simultâneo, fatores de risco e elementos que protegem a saúde mental dos doentes com Esclerose Múltipla (EM) é o principal objetivo da pesquisa científica que está a ser desenvolvida por investigadores do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) e do Centro de Pesquisa em Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental (CINEICC), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

O projeto, que tem como tema “Trajetórias de Saúde Mental em doentes com Esclerose Múltipla”, é inovador, ao nível nacional e internacional, porque “analisa aspetos previamente não estudados em doentes com EM”, como explica Teresa Carvalho, Professora Auxiliar no ISMT.

Ao relacionar elementos como a fadiga ou a incapacidade física com problemas de saúde mental, pretende-se, com esta investigação, “melhorar as intervenções clínicas, de prevenção e tratamento” e “minimizar o impacto destes problemas no agravamento da EM”, salientou a responsável.

Para desenvolver estes estudos, os investigadores estão a recorrer a questionários realizados aos portadores de EM. Por isso, segundo Teresa Carvalho, a participação voluntária destes doentes “é extremamente importante”.

A docente garante a confidencialidade dos dados pessoais e clínicos e apela à participação de todos, de forma a abranger o maior número possível de doentes.

Para fazer parte desta investigação ou esclarecer dúvidas basta contactar

  • Carolina Gomes (sextas feiras das 14h às 18h):
    Telm: 917438945 | Email: [email protected]
  • Luís Benedito (segunda feira e sexta feira das 10h às 12h):
    Telm: 911596701 | Email: [email protected]