EventoInformaçãoSaúdeSPEMVacinação contra Covid-19

Vacinação contra Covid-19: SPEM reúne com Task-force

By 2021-03-31 No Comments

SPEM marca presença na reunião da Task-force para discutir o programa de vacinação contra a COVID-19

 

A SPEM e as Associações de Doentes (AD), registadas no programa INCLUIR do Infarmed, foram convidadas a participar numa reunião com objetivo de encontrar três AD para fazer parte da Task-Force, de forma a debater a Vacinação contra a COVID-19.

O grupo de Associações selecionado é, assim, aquele que partilha a informação disponível para os doentes.

Desta forma, os Doentes Portugueses, onde as Pessoas com EM estão incluídas, encontram-se representados na Task-Force pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (Respira) e ainda a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas.

Portugal já garantiu, aproximadamente, perto de 23 Milhões de vacinas, dentro do acordo liderado e estabelecido pela Comissão Europeia.

Contudo, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da European Medicines Agency (EMA), a Esclerose Múltipla não fará parte nem da primeira nem da segunda fase de vacinação contra a covid-19.

Por conseguinte, está prevista a inclusão dos doentes com EM na terceira fase, a qual é esperada para o final do segundo trimestre de 2021.

Porém, os doentes com EM que se enquadrem nos demais critérios de prioridade serão incluídos em fase prioritária.

As possíveis questões que possa ter deve reencaminhar para a SPEM, colocá-las diretamente no site criado pela Task-force ou ligando para o número de telefone 808 24 24 24 do SNS24 sobre o Plano de Vacinação COVID-19.

A SPEM reforça ainda o pedido de que mantenha os cuidados preventivos recomendados pela Direção Geral de Saúde (DGS), protegendo assim todos à sua volta. Começando por si.