No dia 7 de Novembro, a SPEM assistiu ao 4º Colóquio organizado pela E3S dedicado ao tema “A Gestão Consciente na Utilização Eficaz dos Recursos – Economia Circular e as suas implicações para as organizações do 3º Setor”.

Para o evento, que se realizou na Fundação Portuguesa das Comunicações, foram convidadas várias associações e empresas para realizar apresentações dos exemplos de gestão eficaz e sustentáveis dos recursos.

O enquadramento do tema foi feito por Susana Fonseca, da direção ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável), que abordou diversos temas relacionados com a economia circular, a sobreprodução, o excessivo consumo de recursos e a sua utilização ineficaz e não sustentável.

O 1º painel de debate, dedicado ao tema “O que fazem as organizações ao nível da gestão de resíduos”, contou com as apresentações de Egídia Vasconcelos da Direcção da Qualidade e Marketing da Eurest, de Maria João Morais Sarmento, Secretária Geral dos Bens de Utilidade Social (BUS), e de Margarida Oliveira, Diretora Técnica da Associação “O Saltarico”.

No 2º painel, em que se procurou analisar “O que as organizações podem fazer para evitar consumos e custos/ pegada ecológica” participaram Maria José Rebelo, Responsável de Sustentabilidade e Ambiente dos CTT, Ana Rita Antunes, Coordenadora Executiva da Coopérnico, Cooperativa de Energias Renováveis, e Manuel Gouveia Pereira, Associado da Vieira de Almeida (Coordenador do Programa de Sustentabilidade), tendo ambos os painéis sido moderados por Isabel Loução Santos, jornalista da TVI, e Fernando Chasqueira, associado da E3S.

O evento contou com a participação de 51 organizações sociais. As apresentações realizadas podem ser consultadas na página da associação E3S.