Entre 30 de abril e 12 de junho de 2025, a SPEM, em parceria com a Associação de Psicologia Positiva, Florescimento Humano e Societal, promoveu o Ciclo de Encontros Online “Esperançar é preciso”. Integrada nas comemorações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, esta proposta foi especialmente dirigida a pessoas recém diagnosticadas.
Composta por seis sessões, a iniciativa teve como objetivo cultivar a esperança, reduzir o medo do futuro e promover o desenvolvimento pessoal dos participantes, através de uma abordagem centrada na Psicologia Positiva. Temas como a esperança, o crescimento pós-traumático, o autoconhecimento, o humor, o inquérito apreciativo e a comunicação não-violenta foram trabalhados de forma prática, empática e inspiradora.
A equipa facilitadora reuniu especialistas da Psicologia Positiva em Portugal, como Helena Marujo, Rosa Lima, Cristina Soares, Luís Granja, Mónica Silva, Paula Senra e Sara Midões, cujas intervenções ajudaram a abrir espaço para novas formas de encarar a adversidade com coragem e sentido.












Este ciclo revelou-se um espaço seguro, acolhedor e transformador. Foram trabalhadas ferramentas práticas que ajudaram os participantes a desenvolver uma nova relação consigo próprios e com os outros, criando caminhos de reconstrução, aceitação e propósito.
“Esperançar é preciso” foi um verdadeiro movimento de resiliência e transformação, demonstrando que mesmo perante um diagnóstico exigente, é possível aprender a viver com sentido, liberdade e esperança.
Como dizia Paulo Freire, “Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” E foi exatamente isso que aconteceu!
Este ciclo de encontros inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que este ano contou com o apoio da Merck, Roche, Sanofi, Neuraxpharm, Biogen, Juviseu Pharmaceuticals e Sandoz.

