Assembleia GeralInformaçãoSPEM

SPEM acolhe portadores de Neuromielite Ótica

By 2021-04-25 No Comments

SPEM integrará doentes de Neuromielite Ótica enquanto estes não tiverem uma organização própria que os represente

 

Os portadores de Neuromielite Ótica estão já a ser representados pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), o que era há muito ansiado por estes doentes.

De acordo com a proposta da Direção da SPEM, aprovada por unanimidade na última Assembleia Geral, a IPSS integrará estes doentes provisoriamente, enquanto não tiverem uma organização própria que os represente.

A SPEM aceita acolhê-los como sócios e representá-los com a mesma dignidade e nos mesmos termos dos presentes estatutos dos portadores de esclerose múltipla”, pode ler-se no texto da proposta.

Para tal, a Assembleia Geral aprovou a alteração dos Estatutos, que passam agora a incluir um novo artigo.

O transtorno do espectro de Neuromielite Ótica, também conhecido como Doença de Devic, é uma patologia autoimune e desmielinizante, rara e grave, que afeta o Sistema Nervoso Central. Atinge principalmente a vista e a medula espinhal, podendo causar episódios de dor nos olhos e também vista turva ou perda da visão. Estes são sintomas semelhantes aos da Esclerose Múltipla, pelo que a Neuromielite Ótica já foi mesmo considerada uma variante da mesma.