SPEM

Carta Aberta: princípios orientadores para tratar, gerir e cuidar dos doentes com Esclerose Múltipla

By 2019-09-18 Outubro 1st, 2019 No Comments

As associações representativas dos cidadãos com Esclerose Múltipla, os seus familiares e cuidadores uniram os seus esforços numa Carta Aberta de Princípios Orientadores para Tratar, Gerir e Cuidar o Cidadão com Esclerose Múltipla, que visa transmitir à sociedade os anseios, as expectativas, as necessidades e as reivindicações que permitam garantir a todos uma vida digna, sem estigmas nem constrangimentos e com uma plena integração na comunidade.

A carta, que surge no momento em que o acesso aos medicamentos inovadores está na ordem do dia, foi apresentada no dia 19 de setembro, na sede da SPEM, em Lisboa.

A esclerose múltipla é uma doença neurológica crónica, inflamatória e degenerativa que afeta todos os aspetos da vida da pessoa desde o seu diagnóstico, de uma forma permanente e progressiva, exigindo diferentes tipos de cuidados. Cuidados esses que devem refletir os objetivos, preferências e necessidades da vida de todas as pessoas afetadas por esta doença, sejam os doentes, familiares, cuidadores e sociedade em geral.

A preocupação com esta problemática levou então a SPEM, a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) e a Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM) a unirem-se a outras associações internacionais, tendo criado uma carta de princípios orientadores que subscrevem e vão tornar pública.

Leia aqui a carta aberta.

Assista aqui à sessão pública.

Translate »