O Vice-Presidente da SPEM irá debater sobre “Diretivas Antecipadas de Vontade e a Investigação Clínica” no dia 14 de maio. Saiba mais sobre este workshop e como se inscrever
Paulo Gonçalves, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), é um dos oradores do 2º Workshop sobre as “Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV) e a Investigação Clínica”, organizado pelo Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE) e pela Plataforma Saúde em Diálogo.
Esta “pretende ser uma iniciativa de debate e esclarecimento sobre expressão de vontade em vida e dentro das faculdades. Se acontecer um infortúnio a qualquer pessoa, os direitos e as implicações a quem seja delegada essa vontade”, explicou Paulo Gonçalves.
O workshop irá ocorrer no dia 14 de maio, pelas 16h, pretendendo esclarecer os conceitos clínicos e científicos no que respeita às DAV e debater o que nos poderá levar a outorgar a mesma. Assim, o programa conta também com a presença:
- Da advogada, membro do International Bioethics Committee (IBC) da UNESCO, Paula Martinho da Silva;
- Do professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, membro do conselho de administração do ISBE, Hélder Mota Filipe;
- Do professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Rui Nunes;
- Da presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), Maria Alexandra Ribeiro;
- E de Miguel Castelo-Branco, professor associado com agregação da Universidade de Coimbra e neurocientista em Coimbra no Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT).
- O dirigente da SPEM integra este debate, enquanto cidadão, mas também como representante das associações de doentes com Doença Degenerativa Crónica.
As inscrições podem ser feitas até dia 13 de maio aqui.