O 16º Congresso Nacional de Esclerose Múltipla realizou-se nos passados dias 3 e 4 de dezembro, de forma híbrida – na Associação Nacional de Farmácias e de forma online.
Com um programa ambicioso e com o mote “De Nós para Nós”, a SPEM pretendeu trazer propostas e ideias que fossem ao encontro da melhoria das condições de vida das PcEM, elevando a voz de quem vive com a doença diariamente.
Sob o tema “Saúde + Social 4.0.”, esta edição do Congresso Nacional de EM teve como principal objetivo refletir e debater na relação entre a prestação de cuidados de Saúde e o apoio Social na EM. Esta coordenação é fundamental, sendo que muitas vezes essa relação é conflituosa ou até inexistente. O nosso objetivo é que passe a haver um maior entendimento entre as duas, colocando as pessoas com EM no centro, tendo em conta não só a sua patologia, mas também as suas preocupações, necessidades, sonhos e expetativas enquanto pessoa, cidadã participante e ativa.
Foi nesse sentido que os nossos painéis se concentraram na valorização das Pessoas com Deficiência, no acesso ao emprego e a uma vida independente, na inclusão e atividades ocupacionais, juntando ainda à importância da tecnologia no ramo da saúde e no acesso do conhecimento.
Tivemos a oportunidade de contar com diferentes representantes e deputados de diferentes grupos parlamentares (Bloco de Esquerda, CDS-PP, PCP e PPD-PSP).
Celebrámos ainda o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla e o 37° aniversário da SPEM!
O programa pode ser consultado aqui.
No próximo boletim da SPEM, iremos relatar mais a fundo as sessões, que estarão disponíveis em breve no nosso canal SPEM.