EventoInformaçãoInvestigaçãoSaúdeSPEMTratamentos

SPEM participa em curso avançado de Doutoramento

By 2021-12-16 No Comments

Alexandre Guedes da Silva, Presidente da SPEM, fará parte da discussão no Curso Avançado de Doutoramento  “Advances in Neuropharmeceutics”, da Faculdade de Farmácia.

Este é um curso avançado para futuros cientistas, sendo que este envolvimento da SPEM insere-se no esforço de promoção da necessidade de desenvolver mais e melhor investigação na EM.

O Engenheiro Alexandre Guedes da Silva, Presidente da SPEM, irá participar na mesa redonda, em conjunto com Miguel Castanho (Instituto de Medicina Molecular), Dora Brites (iMed.ULisboa) e João Rocha (iMed.ULisboa).

A neurofarmácia concentra-se na identificação de alvos terapêuticos nas doenças do sistema nervoso, e depois traduzindo essas descobertas no desenvolvimento de medicamentos e terapias.

As doenças neurológicas têm um impacto crucial na nossa sociedade, sendo responsáveis pelo aumento dos custos de saúde, enquanto o desenvolvimento de medicamentos para as doenças do sistema nervoso central (SNC) representa a segunda prioridade de investimento da indústria farmacêutica, a seguir ao cancro.

Assim, os avanços na neurofarmácia são uma área chave para os estudantes de um programa de doutoramento que visa a descoberta, concepção de medicamentos, desenvolvimento e utilização de medicamentos.

O curso pretende melhorar os conhecimentos dos alunos de doutoramento na descoberta de potenciais alvos de doenças do Sistema Nervoso Central, levando ao desenvolvimento de novos fármacos neuroactivos, e à melhoria dos métodos de entrega desses fármacos ao cérebro, sob requisitos restritos de segurança e eficácia.

Translate »