O EM’Rede é um projeto que surgiu com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com Esclerose Múltipla no seu domicílio.

 

Desde 2020, a SPEM encontrou neste projeto uma forma de intervenção digital que visa impactar nas várias dimensões da vida das pessoas afetadas pela doença. Nos anos de 2020 e 2021, o EM’Rede foi financiado pelo BPI Fundação “la Caixa” no âmbito da candidatura ao BPI Rural e pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF). 

Em 2022, a SPEM conta com o apoio da REN (Redes Energéticas Nacionais) para prosseguir com o EM’REDE. Este apoio foi conseguido através da candidatura ao Orçamento Participativo REN (OPR) de Responsabilidade Social. Os colaboradores da empresa decidiram de forma democrática e direta, através do voto, eleger o EM’Rede como um projeto que a empresa deve de apoiar no âmbito dos eixos da Estratégia de Sustentabilidade, designadamente os eixos da Proteção Ambiental e Comunidades Locais.

Durante os últimos dois anos, os participantes do EM’Rede beneficiaram de um acompanhamento multidisciplinar pela equipa SPEM, nomeadamente, Assistente Social, Psicólogas, Animadora Sociocultural, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeutas, Terapeuta da Fala e Técnica de Atividade Física. Em conjunto, estes profissionais interferiram na vida de 39 pessoas com EM a residir em vários pontos do país: Bragança, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Évora, Beja, Viseu, Setúbal e Açores.

O EM’Rede disponibiliza sessões individuais com os vários profissionais, sessões de grupo de estimulação cognitiva, artes manuais, exercício físico e fisioterapia, e incentiva a participação dos beneficiários em Webinares temáticos e workshops online de escrita criativa e informática organizados a nível nacional e/ou regional (Delegações da SPEM).

Em 2021, os participantes do EM’Rede foram convidados a responder a 3 questionários de satisfação (inicial, intermédio e final). Dos resultados conclui-se que o EM’Rede foi de acordo às expectativas dos participantes. A grande maioria (90%), refere que o facto de o projeto decorrer online não condiciona a sua participação no mesmo e, 58% afirma que prefere participar nas atividades do projeto de forma digital.

Relativamente às terapias disponibilizadas, 90% dos participantes responderam que a sua participação no EM’REDE lhes permitiu ter acesso a terapias que não tinham, assim como, alargar a sua rede de amigos e/ou colegas (90%). No que toca ao grau de satisfação, a maioria dos participantes indica estar muito satisfeito com as sessões de grupo (53%) e com as sessões individuais (58%).

O EM’Rede é um projeto que a SPEM irá continuar a implementar durante o ano de 2022 com a possibilidade de integrar mais pessoas com EM a residir em várias regiões do país.

Em 2021 foram realizadas:

  • + de 180 sessões de grupo
  • + de 770 sessões individuais
  • + de 40 workshops
  • + de 25 webinares

 


 

Translate »