No âmbito do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Ordem dos Psicólogos publicou o documento “Vamos falar sobre doenças crónicas” no qual destaca a Esclerose Múltipla.

As doenças crónicas são problemas de saúde que se prolongam por mais de 6 meses e, tendencialmente, até ao fim da vida, requerendo cuidados de saúde contínuos. O documento procura desmistificar as doenças crónicas mais comuns e apresentar algumas estratégias de prevenção e gestão emocional.

“Viver com uma doença crónica implica mais do que gerir sintomas físicos — exige um trabalho psicológico contínuo. Reconhecer e cuidar da saúde mental destas pessoas é uma responsabilidade de todos: profissionais de saúde, decisores políticos e sociedade em geral”, defende Sofia Ramalho, Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

A gestão eficaz da Esclerose Múltipla envolve não apenas o tratamento médico, mas também estratégias para lidar com os sintomas e preservar a qualidade de vida, entre elas procurar apoio psicológico sempre que necessário. A EM pode ter um impacto significativo na Saúde Psicológica, incluindo sintomas de ansiedade, depressão ou sentimentos de incerteza sobre a doença e o futuro.

Consulte o documento “Vamos falar sobre doenças crónicas” aqui.

Um psicólogo pode ajudar. A SPEM dispõe de Serviço de Psicologia. Mais informações aqui.

Translate »