SERVIÇO SOCIAL
Presta informações acerca da SPEM e da EM. Faz o acolhimento ao utente na Instituição, procedendo à triagem das várias situações e consequentemente encaminhando os utentes para as respostas sociais que mais se adequam a cada caso.
A SPEM pretende lutar pela melhoria das condições de vida das pessoas com EM, seus familiares e cuidadores.
Como parte integrante deste objetivo, disponibilizamos os seguintes serviços:
O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) é uma resposta social de base comunitária dirigida a indivíduos portadores de Esclerose Múltipla com idades superiores a 18 anos e prosseguir as seguintes áreas de intervenção:
O Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (CACI), presta, ainda, os seguintes serviços:
Os nossos serviços estão organizados em duas unidades funcionais, destinadas à operacionalização das áreas de intervenção previstas e tendo em conta o perfil e as necessidades dos nossos sócios:
Unidade Funcional I – Atividades ocupacionais; Atividades terapêuticas; Atividades de interação com o meio.
Unidade Funcional II – Atividades socialmente úteis; Atividades de qualificação para a inclusão social e profissional (Atelier social, Lavandaria Social, Loja Social e Cafetaria Social).
Pode consultar o regulamento interno da resposta social aqui.


Presta cuidados com consulta especializada de Medicina Física e Reabilitação e tratamentos de fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala. Presta igualmente aconselhamento e prescrição de produtos de apoio para ganho de independência. Também agiliza o processo de empréstimo de produtos de apoio.
Em Lisboa, a SPEM dispõe de uma Unidade de Neuroreabiliação.
Presta informação sobre os direitos dos portadores de EM e presta aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto. Os casos devem ser expostos e encaminhados para o Serviço Social da SPEM, que fará o encaminhamento para o advogado voluntário. A partir desse momento, é dado um aconselhamento mais adequado a cada caso. Todos os associados podem solicitar aconselhamento jurídico. O serviço é de âmbito nacional.


Satisfaz necessidades básicas do portador de EM e família, nomeadamente serviços de higiene habitacional, distribuição de refeições, tratamento de roupa, higiene pessoal, atividades de animação e socialização e fisioterapia. Este serviço dá resposta a utentes que apresentam um grau de dependência que os impede de realizarem com autonomia as suas atividades de vida diária.
Pode consultar o regulamento interno da resposta social aqui.
O CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade) é um serviço especializado, que assegura o atendimento, acompanhamento e o processo de reabilitação social a pessoas com Esclerose Múltipla. Tem como objetivos:
O CAARPD integra os seguintes serviços: atendimento social; acompanhamento social; apoio psicológico; aconselhamento jurídico; projeto EM’pregabilidade e projecto EM’Laço.
Pode consultar o regulamento interno da resposta social aqui.


Nesta consulta, efetua-se a avaliação psicológica e neuropsicológica do portador de EM, no sentido de uma adequada psicoterapia de apoio e reabilitação cognitiva. A Psicologia Clinica tem por base o acompanhamento de um processe de (re)descoberta das necessidades da pessoa com Esclerose Múltipla e do seu cuidador e a procura de resposta às suas necessidades.
Várias delegações disponibilizam terapias complementares como Acupuntura, Hidroterapia ou Osteopatia. Cada uma destas terapias promove melhorias significativas na saúde.
Terapias do foro energético, mental e vibracional, que promovem o aumento da qualidade de vida, o bem-estar, bem como o retrocesso de algumas doenças.
Técnicas seguras, sem efeitos colaterais ou contraindicações sendo compatível com qualquer outro tipo de terapia ou tratamento.


Disponibilizamos materiais e equipamentos que visam melhorar a qualidade de vida e apoiar o desempenho das atividades de vida diária, promovendo maior autonomia e conforto: camas articuladas, cadeiras de rodas (manuais e elétricas), scooters, cadeiras rotativas para banho, cadeiras sanitárias, andarilhos, almofadas anti escaras, próteses, gruas, etc.
Este serviço está disponível para associados da SPEM em Portugal Continental e ilhas, desde que tenham como assegurar e custear o transporte e entrega, bem como a devolução do material/equipamento.
Consulte aqui toda a informação sobre o Banco de Produtos de Apoio.
A comunicação é um dos pilares da ação da SPEM. Queremos que toda a comunidade conheça a Esclerose Múltipla, a nossa instituição e o trabalho que realiza. Queremos que as pessoas se deixem tocar pela nossa causa e assim mobilizar a sociedade portuguesa para o apoio ao doente, aos seus familiares e cuidadores. O nosso trabalho passa pela divulgação e sensibilização a diferentes públicos através dos nossos canais de comunicação (website, redes sociais, newsletter e boletim), do contacto com a comunicação social, do desenvolvimento de campanhas de sensibilização e angariação e a organização de eventos como o Congresso Nacional da Esclerose Múltipla.

Informação, sensibilização e capacitação
A Sociedade desenvolve um intenso trabalho de divulgação e sensibilização para a causa de todos aqueles que são tocados pela Esclerose Múltipla. O nosso principal objetivo é fomentar o conhecimento da doença e garantir a correta inclusão das pessoas com EM na sociedade. Com o precioso apoio de voluntários, a SPEM promove ações de sensibilização, colóquios, tertúlias, sessões de esclarecimento, formações, procurando chegar junto de outras entidades e empresas.