Projeto Geocaching –  EM’FORÇA

A Spem, sempre que tem oportunidade proporciona projetos que envolvam a prática de atividade física, como atualmente, o Projeto Geocaching. Este projeto destina-se a 5 delegações da Spem de norte a sul do país, em Bragança, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, em que sempre que for possível, semanalmente, cada grupo, irá explorar a prática de atividade física através da aplicação Geocaching.

Durante 3 meses, o objetivo é criar um mapa inclusivo e acessível a PcEM (e outras patologias), com o esforço adicional de promover o gosto pela atividade física, proporcionar interação social e espírito de entreajuda entre os participantes, estimulando a aprendizagem das tecnologias e o sentido de orientação.
Assim, pretende-se promover acima de tudo a qualidade de vida das pessoas com EM, adotando estilos de vida saudáveis, com impacto na saude mental e física. Devido às condições meteorológicas, tem sido difícil realizar esta prática mais recorrentemente, mas o projeto lá se iniciou em Bragança, e Évora e Lisboa. Os utentes deram o seu feedback:

Eu gostei bastante. Bastante incentivador. Quanto mais conseguimos encontrar as pistas, mais queremos fazer mais 😍. Anabela Rosado

O geocaching faz parte da nossa diversão em família desde 2018. Pratico geocaching perto de casa mas também noutras cidades e países que visito. É uma óptima forma de juntar passeio, exercício físico e até conhecer sítios novos. Monica

Não conhecíamos a aplicação, mas foi um momento de partilha e união com muita diversão. Caci

Bragança em busca de “caches”

Apesar do tempo (muito) frio, portadores de Esclerose Múltipla (EM) de Bragança e familiares saíram à rua e fizeram-se à estrada – e aos caminhos de terra batida- para encontrar, pelo menos, um “Geocach”. Num domingo, pela manhã, os participantes percorreram cerca de 2 quilómetros a pé em direcção ao Monte de S. Bartolomeu, em Bragança, e, mesmo com um percurso um pouco íngreme pela frente, não desistiram!
Seguindo as indicações da aplicação Geocaching, chegaram ao local onde se encontra um dos esconderijos que guarda um “cache”. No interior de uma pequena embalagem, encontraram várias mensagens de quem por ali já tinha passado e dei-xaram, também, escrito “Desistir não é opção” para aqueles que vierem a seguir.
Na embalagem, ficou também um pin da SPEM, uma forma de promover a associação de doentes e dar a conhecer as actividades que promove em Bragança.
A delegação Bragança da SPEM aderiu, desde a primeira hora, ao projeto  EM’Força,  que através da aplicação Geocaching pretende promover a prática de exercício físico entre os doentes com EM.

Lisboa em busca de “caches”

Em Lisboa, devido ao mau tempo não foi possível realizar tantas saídas como planeado, no entanto, assim que nos foi possível colocámos rodas e pés ao caminho e fomos descobrir a zona envolvente à Delegação de Lisboa. Apesar de muitos constrangimentos ao nível das acessibilidades, o grupo estava entusiasmado em descobrir as geocaches e foi notória a interajuda e a criação de estratégias para conseguirmos encontrar as mesmas. Deixámos o nosso símbolo (SPEM) com o objetivo de divulgar e “aguçar” a curiosidade dos próximos visitantes.

Alguns momentos dos grupos, seguindo as indicações da aplicação Geocaching

 

Translate »