DelegaçõesSensibilizaçãoSPEM

Ações de sensibilização no Grupo AGEAS Portugal

By 2023-03-20 No Comments

Uma das mais recentes parcerias da SPEM, a Fundação AGEAS, passou por um processo de rebranding.
A SPEM foi convidada a participar, em dois dias, nos eventos de ativação que aconteceram
nos edifícios do Grupo Ageas Portugal do Porto e de Lisboa, para os seus colaboradores e voluntários. 

Todos nós vivemos o nosso dia a dia a cem à hora, sem por vezes termos sequer tempo de olhar para quem está ao nosso lado. Em grandes empresas, como o Grupo AGEAS, nem sempre o tempo para “calçar os sapatos do outro” existe. 

Por considerarmos que gerar empatia é fundamental para despertar a consciência no outro, fomos mais além, não só pedimos para os colaboradores do Grupo “calçarem os sapatos do outro” como também para caminharem com eles. 

Esta consciencialização foi realizada através do nosso kit de sintomas, que permite à pessoa vivenciar alguns dos sintomas específicos da Esclerose Múltipla. Desafiámos quem por nós passava a realizar uma atividade, com alguns acessórios que lhes permitia perceber como é que uma pessoa com limitações se sentiria a fazer a mesma atividade. No fim todos entenderam que apesar de qual seja a limitação, todos conseguimos fazê-lo, seja mais depressa, mais devagar, com mais ajuda ou de forma autónoma. 

Na perspetiva da Gestora de projetos e Comunicação da Fundação, Mariana Santos Gomes, “estas ações de sensibilização deveriam passar por todas as empresas, são muito importantes não só para estarmos despertos para os sinais do nosso próprio corpo, como para entender os outros. Parabéns à SPEM por esta ação e Obrigada”.

Deixamos, ainda, alguns testemunhos, que são a prova do sucesso destas ações:
“Isto é uma sensação aterradora, não conseguirmos ver bem, nem ter equilíbrio a andar.”
– “É impressionante como alguém consegue viver com um sorriso na cara, tendo em conta as dificuldades que tem diariamente.”
“Apesar de parecer fácil, a verdade é que foram 5 minutos, ao fim de um dia sentir este peso (do colete) ficaria completamente exausto.
“Vou ter mais em atenção alguns sinais do meu corpo, por vezes desvalorizamos sem ter noção das consequências.”

Como diz John Dewey “toda a educação genuína acontece por meio da experiência”, não há nada como vivenciarmos na pele o que o outro sente. Um grande Obrigado ao Grupo AGEAS Portugal por receber a SPEM e à Fundação AGEAS por este convite. 

 

Translate »