II FEIRA DA SAÚDE DE ELVAS

A 1ª edição da Feira da Saúde 2019 foi uma ideia projetada e realizada pela  Delegação de Portalegre da SPEM. Esta realizou-se em Elvas no espaço do  mercado municipal com organização da SPEM em estreita colaboração com  a Câmara Municipal de Elvas.

Foi uma feira que contou com variadíssimas participações sendo uma mostra de associações ligadas à saúde no distrito de Portalegre. Constou ainda do Programa desta Feira a realização de uma Caminhada pela Saúde e de inúmeras demonstrações de atividades no local e rastreios.
Estiveram presentes associações locais e nacionais tais como:
ULSNA, Câmara Municipal de Elvas, Merck, Cruz Vermelha Portuguesa, ARS Alentejo, Bombeiros, Polícia, APARSIN, Farmácias locais, Liga Portuguesa Contra o Cancro.

SOBRE A 2ª EDIÇÃO DA FEIRA DA SAÚDE 2023
Este ano e depois da pandemia não ter possibilitado a continuidade deste evento, voltámos com a realização da 2ª Feira da Saúde em Elvas e mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, que nos cedeu o Centro de Negócios Transfronteiriço, que nos possibilitou ser mais ambiciosos. Assim sendo, este ano pretendemos ter não só uma mostra das instituições na área da saúde mas também rastreios, workshops, caminhada pela saúde e jornadas da saúde.
Nos dias de hoje, tornam-se cada vez mais importantes iniciativas como a “Feira da Saúde” e a sua continuação, visto facultar à população Elvense e restante comunidade:
Literacia em Saúde;
– A possibilidade de rastreios: avaliação da pressão arterial, glicémia, índice de massa corporal/peso;
– Aprendizagem de suporte básico de vida;
– Sensibilização para a importância de estilos de vida saudáveis, tais como: alimentação saudável e a prática de exercício físico;
– Mostras sociais, respostas das associações locais, saúde escolar e os projetos existentes na comunidade escolar, tais como: projetos de intervenção junto dos jovens em risco, segurança rodoviária, prevenção e apoio na violência doméstica, escola segura e apoio ao idoso e seu cuidador.

 

Programa

08h30  Abertura do Secretariado das Jornadas da Saúde
09h00 – Cerimónia de Abertura da II Feira da Saúde
09h00 às 19h00 – Abertura da Mostra Social no Salão do CNT – Rastreios e atividades com os ginásios locais
09h15 às 13h00 – Jornadas de Saúde “Covid-19- Consequências e Desafios”
13h00 às 14h00– Pausa para o almoço
14h00 às 19h00 Início de Whorkshops e formações dadas pelos participantes na Mostra Social, local Sala 1 e Auditório

Programa – Jornadas de Saúde “Covid-19 – Consequências e Desafios”

08h30Abertura do Secretariado
09h00SESSÃO de Abertura
Dra. Raquel Guerra – presidente da CPCJ, diretora técnica e psicomotricista da APARSIN.
09h05Conferência de Abertura das Jornadas
Enfermeira Sandra Carvalho– Responsável pela Comissão Organizadora,
da Delegação Distrital de Portalegre da SPEM, Enfermeira na ULSNA
Familiar do Exmo. Comendador Senhor Rui Nabeiro
Comendador Rondão de Almeida
– Presidente da Câmara Municipal de Elvas
Dr. José Maria Vergeles Blanca – Consejero de Sanidad y Servicios Sociales de la Junta de Extremadura
Dr. Joaquim Araújo – Presidente da ULSNA
09h201º Painel – Impacto do Covid-19 e o Desafio da Restruturaçãoe adaptação do SNS
e Instituições de Saúde

Moderadora:
Dra. Vera Escoto – Diretora Clinica da ULSNA, Diretora Clínica dos  Cuidados de Saúde Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários
Palestrantes:
Professor Dr. Alexandre Caldas – Diretor da Organização das Nações Unidas (ONU), como Chefe de Divulgação, Tecnologia, Inovação e Meio Ambiente
Professor Dr. Steve MacFeely – Representante da OMS Diretor de Análise de Dados (por videoconferência)
Professor Dr. Carlos CortesBastonário da Ordem dos Médicos
Enfermeiro Sérgio Branco – Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional do Sul e em representação da Ordem dos Enfermeiros
Professora Dra. Maria Filomena Ferreira Mendes – Presidente do Conselho  Diretivo da ARS Alentejo
Enfermeira Maria da Graça Eliseu – Coordenadora da Equipa Coordenadora Regional (ECR) do Alentejo da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)
11h00COFFEE BREAK – 15 MINUTOS
11h152º Painel – Covid-19 – O que sabemos e perspetivas futuras para a Saúde Pública
Moderador:
Professor Dr. Juan Urbano – Diretor do Serviço de Medicina Interna do HSLE, Coordenador da UF Covid-19 do HSLE e Coordenador da UHDOM do HSLE (ULSNA)
Palestrantes:
Professora Dra. Alexandra Nunes – Investigadora no Departamento de Doenças  Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA))
Tema – “Variantes de SARS-CoV-2: ainda as devemos temer?”
Professor Dr. Miguel Prudêncio – Investigador principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e professor de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Tema – “Vacinação e o controlo da pandemia”
Dra. Francine Moraes – Especialista em Medicina Interna – Tema – “Long Covid”
12h153º Painel – Consequências do Covid-19 na Saúde Mental
Moderadora /Palestrante:
Dra. Catarina Agostinho – Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HDJMG, Coordenadora da Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta (ECSM-PA) da ULSNA
Palestrantes:
Dr. Pedro Rodrigues – (Psicólogo na PIN) – Tema – “As dependências nos jovens com o confinamento”
Dr. Jorge Ascensão – (Psicólogo) – Tema – “Covid-19 e o impacto na saúde dos doentes crónicos”
13h00SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Engenheiro Alexandre Guedes da Silva – Presidente da SPEM
Dr. Joaquim Araújo – Presidente do Conselho de Administração da ULSNA
Comendador Rondão de Almeida – Presidente da Câmara Municipal de Elvas

ALMOÇO Hotel Vila Galé

 

09h00 – Abertura da Mostra Social

09h00 – Inicio da Caminhada

09h00 às 12h00 – Início de Whorkshops e formações dadas pelos participantes na Mostra Social,
local Sala 1 e Auditório
– Rastreios e atividades com os ginásios locais

12h30 Espetáculo de Encerramento da Feira da Saúde com artista locais

Oradores das Jornadas de Saúde “Covid – 19” – Consequências e Desafios

Professor Dr. Alexandre Caldas

Diretor da ONU, como Chefe do Departamento de Divulgação, Tecnologia e Inovação na Divisão de Ciência da ONU Meio Ambiente.

Diretor da Organização das Nações Unidas, como Chefe do Departamento de Divulgação, Tecnologia e Inovação na Divisão de Ciência da ONU Meio Ambiente. Trabalhou para a União Europeia, a União Africana, uma dezena de Governos nacionais em todo o mundo, incluindo 6 anos como Chefe do Governo nomeado pelo Primeiro-Ministro português, bem como diretor de inovação no setor privado da Associação Industrial Portuguesa e Câmara dos Comércio. Alexandre Caldas é Professor Associado de Política de Ciência e Tecnologia da Informação (ULHT). Ele foi membro do corpo docente da Universidade de Oxford, o Oxford Internet Institute (2004-2005) e foi por mais de 13 anos um pesquisador associado da Universidade de Oxford. Foi professor e investigador na London School of Economics and Political Science (2005-2006) e na Science Policy Research Unit, no Reino Unido (2000-2004). Seu livro mais recente é Science and Time (2015) e Science and Space (no prelo, 2017).

Dra. Catarina Agostinho

Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HDJMG

Naturalidade: Covilhã
Formação académica: Mestrado Integrado em Medicina (2004-2010), pela Universidade da Beira Interior.
Realizou o Internato Complementar de Especialidade de Psiquiatria de 2012 a 2016 no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, com a obtenção do grau de médica especialista em Psiquiatria.
Iniciou funções como Assistente Hospitalar no Serviço de Psiquiatria de Adultos, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) da ULSNA em 2017, que mantem até à atualidade.
Assumiu em dezembro de 2021 as funções de Diretora do Serviço de Psiquiatria de Adultos (do DPSM da ULSNA).
Integra desde abril de 2022 a Coordenação Regional de Saúde Mental.”

Enfermeiro Sérgio Branco

Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros

Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros para o mandato 2016-2019 e para o mandato 2020-2023, Sérgio Branco, é há mais de vinte cinco anos Enfermeiro.
Do seu percurso profissional destaca-se o exercício clínico na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Faro, Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Faro, na Unidade de Desabituação do Centro de Atendimento a Toxicodependentes de Olhão (1996-2001) e ainda o desempenho de funções como Oficial das Forças Armadas Portuguesas entre 1989 e 1992.
É Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária, Mestre em Ciências da Educação Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, e frequentou a Pós-graduação em Gestão e Administração de Unidades de Saúde.
É docente da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve desde 2002.

Dra. Vera Escoto

Diretora Clinica da ULSNA

Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários de 2019 até à presente data;
- Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalares 2017-2019;
- Responsável da Unidade Funcional da Hospitalização Domiciliária, em funções desde 2019 (Deliberação do Conselho de Administração de 18.04.2019);
- Diretora de Departamento das Especialidades Médicas da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E de 2015 a 2017 (Deliberação do Conselho de Administração de 19.08.2015), bem como Diretora dos Serviços de Medicina Interna dos Hospitais de Portalegre e Elvas da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E., 2015 - 2017;
- Adjunta da Direção Clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E. de 2012/ 2014 (Deliberação do Conselho de Administração de 20.04.2012) e Auditora Interna da Codificação Clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E., 2007 assim como Diretora do Serviço de Urgência, SUB Elvas Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E., 2009 a 2015. (Deliberação do Conselho de Administração de 30.01.2009) bem como Auditora Interna da Triagem de Manchester, de 2009 até à data atual;
- Adjunta da Direção Clínica para a Área da Urgência do Hospital de Elvas, 2000 – 2002, como também Diretora do Serviço de Urgência do Hospital de Elvas, 1999 – 2002;
- Integra o Conselho Científico e Estratégico do Centro Académico Clínico do Alentejo desde 2022;
- Competência em codificação clínica dada pela Ordem dos Médicos em 2016;
- Curso de Pós Graduação de Gestão Estratégica de Unidades de Saúde pela Universidade de Évora em 2015/2016 – PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde – 2018;
- Formadora em codificação clinica- ICD 10 (11/2016), Formadora da ACSS/Universidade Nova de Lisboa, Formadora do Curso de Suporte Imediato de Vida, Orientadora de estágios de Internos de Formação Específica de Medicina Interna, e integrou o grupo do Estudo Nacional dos Eventos Adversos em Hospitais Portugueses, da E.N.S.P;
- Membro da Ordem dos médicos (28832), Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Associação Portuguesa dos Médicos de Carreira Hospitalar, Núcleo de Medicina Interna dos Hospitais Distritais (sócia fundadora), Sociedade Extremeña de Medicina Interna;

Professora Dra. Alexandra Nunes

Investigadora no Departamento de Doenças

Doutorada em Biologia, especialidade em Genética Molecular
- Investigadora no Departamento de Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA)
- Área de investigação: genómica microbiana de microrganismos patogénicos com impacto na saúde pública
- Premiada com o European ERA-NET PathoGenoMics Ph.D. Award 2011, que reconhece as melhores teses Europeias na área da genómica de microrganismos patogénicos naquele ano
- Autora de mais de 60 publicações científicas
- Membro da equipa do INSA que coordena a monitorização das variantes genéticas de SARS-CoV-2 a nível nacional

Professor Dr. Miguel Prudêncio

Investigador principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e professor de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1993. iniciou a sua carreira de investigação há 18 anos. Concluiu o doutoramento em Bioquímica pela Universidade de East Anglia em 2000, seguido de um pós-doutoramento em interações proteína-proteína na Universidade de Leiden. Fez pós-doutoramento no grupo de investigação da Maria Mota, inicialmente no Instituto Gulbenkian de Ciência e depois no Instituto de Medicina Molecular (iMM). Em 2008 foi contratado no âmbito do programa Ciência 2007 da FCT e passou a fazer parte de Staff Scientist da Unidade de Malária do IMM Lisboa. Em Julho de 2013 entrou no programa Investigador FCT e tornou-se Group Leader totalmente independente no IMM, à frente do laboratório Prudêncio. Foi contratado pelo IMM no âmbito do Concurso Individual de Estímulo ao Emprego Científico da FCT em abril de 2019. Foi Professor Associado Afiliado no Departamento de Medicina, Divisão de Medicina Global da Stritch School of Medicine da Loyola University of Chicago entre 2019 e 2021. Foi nomeado Professor Associado Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em março de 2019, e conclui Agregação nesta Faculdade em janeiro de 2023. Tem sido investigador principal em concursos lançados por agências ou instituições de fomento nacionais e internacionais, incluindo a FCT, a Merck, a GSK-Tres Cantos Open Lab Foundation, a Fundação Bill e Melinda Gates, a Malaria Vaccine Initiative e a Fundação La Caixa. Foi docente do programa de doutoramento do GABBA (IBMC, Universidade do Porto), da BioSysPrograma de Doutoramento (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e o programa de doutoramento Lisbon BioMed (IMM Lisboa, Universidade de Lisboa). Entre 2010 e 2016, foi responsável pela Unidade de Biossegurança Nível 3 do IMM Lisboa. É membro da Comissão de Biossegurança do IMM Lisboa e supervisor científico desta Unidade. Com o surgimento da pandemia de COVID-19, participou na criação da Força-Tarefa do IMM para diagnóstico de SARS-CoV-2 .

Dr. Steve MacFeely

Representante da OMS Diretor de Análise de Dados

Steve MacFeely é diretor de dados e análises da Organização Mundial da Saúde, com sede em Genebra, na Suíça, e professor adjunto do Centro de Estudos de Políticas da University College Cork, na Irlanda.
Ele é co-presidente do Comitê dos Chefes de Estatística do Sistema da ONU (CCS-UN) e do Comitê para a Coordenação de Atividades Estatísticas (CCSA), preside os Conselhos Consultivos do Statistical Journal of the IAOS e do International Statistical Literacy Project (ISLP) e é membro dos painéis de consultoria estatística do Índice de Desenvolvimento Humano do PNUD e do Índice de Capacidade Produtiva da UNCTAD.
Steve é membro eleito do Instituto Internacional de Estatística e membro do Comitê Executivo da IAOS.
Ele foi colíder da Estratégia de Dados do Secretário-Geral para a Ação de Todos, em Todos os Lugares 2020 – 2022, e um dos principais autores do Roteiro do Sistema 2020 para Inovar em Dados e Estatísticas da ONU.Antes de ingressar na OMS, Steve foi Chefe de Estatística da UNCTAD. Antes de ingressar na ONU, ele foi Diretor-Geral Adjunto no Escritório Central de Estatísticas (CSO) na Irlanda e Diretor de Programa do ' Diploma Profissional em Estatísticas Oficiais e Avaliação de Políticas ' conjunto do CSO - Instituto de Administração Pública.

Enfermeira Maria da Graça Eliseu

Coordenadora da Equipa Coordenadora Regional (ECR) do Alentejo da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)

- Licenciatura em enfermagem
- Pós graduação em cuidados continuados integrados
Enfermeira centro de saude, entre 1981 e 2005;
- Docente escola superior de enfermagem s joão de deus, entre 1990 e 1992;
- Enfermeira chefe e posteriormente supervisora nos centros saúde do alentejo central;
- Ordem dos enfermeiros: conselho directivo da região sul da ordem dos enfermeiros, (maio 1999 a janeiro 2004) e comissão da especialidade em enfermagem comunitária (janeiro 2004 a janeiro 2008);
- Membro das equipas, sub regional e regional do alentejo, cuidados continuados integrados (despacho conjunto 407/98) (setembro 1998 a agosto 2005);
- Membro da equipa de coordenação regional do alentejo dos cuidados continuados integrados, desde junho de 2006; coordenadora desta equipa desde 2014;
- Membro da equipa de apoio ao coordenador nacional para a reforma do serviço nacional de saúde nos cuidados continuados integrados (fevereiro 2016 a novembro 2018);
- Representante administração regional de saúde do alentejo na coordenação do plano nacional da saúde para as demências (junho 2018 a julho 2019);
- Coordenadora regional do alentejo do plano nacional da saúde para as demências (junho 2018 até à atualidade).

Professor Dr. Carlos Cortes

Bastonário da Ordem dos Médicos

Nascido em Lisboa a 5 de janeiro de 1970, Carlos Cortes, vive em Coimbra desde o início dos seus estudos superiores. Concluiu a sua licenciatura em Medicina em 1999, tendo completado a sua especialização em Patologia Clínica em 2006 após ter cumprido com o serviço militar nos Açores. Desde então tem exercido a sua atividade profissional no Serviço Nacional de Saúde como Patologista Clínico. Tem a subespecialidade em Microbiologia Médica desde 2020. Detém também a Competência de Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos, desde 2020, a Pós-graduação em Gestão e Direção em Saúde e a Pós-Graduação de Ética em Saúde pela Universidade de Coimbra.
Tem uma vasta atividade profissional que iniciou nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Fez o seu Internato Complementar (formação especializada) em Patologia Clínica no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE. Pertenceu a diversas Comissões e teve responsabilidades em áreas como a Qualidade, Controlo de Infeção, Gestão de Risco, Gestão de Risco Clínico, Responsável da Formação, Ensaios Clínicos, entre outros.
Em 2011 iniciou a sua atividade no Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE (hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas), como Diretor do Serviço de Patologia Clínica e Diretor do Departamento de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica. Para além da sua atividade clínica, foi Assessor da Direção Clínica e Responsável pela Reorganização e Centralização do Serviço de Patologia Clínica desta Instituição. Foi o Responsável pela implementação do Sistema de Gestão da Qualidade do Serviço que culminou com a certificação do mesmo pela NP EN ISO 9001:2008, e atualmente NP EN ISO 9001:2015. Foi Coordenador do Grupo Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e da Resistência aos Antimicrobianos.
Foi responsável pela elaboração do Manual de Boas Práticas Laboratoriais aprovado pela Ordem dos Médicos e Membro da Comissão Ministerial para a revisão da Portaria de Licenciamento dos laboratórios clínicos. Em 2020, após concurso público, tornou-se Assistente Graduado Sénior.
Ao longo da sua carreira profissional tem integrado diversos júris de concurso de final da formação especializada do Internato Médico em Patologia Clínica, bem como de consultor na mesma especialidade.
Ministrou diversas ações de formação no âmbito da prática laboratorial bem como do Controlo de Infeção e da Resistência aos Antimicrobianos.
Desenvolveu extensa atividade científica, nacional e internacional, que integra apresentações orais, artigos, pósteres e participação em ensaios clínicos, na sua área de especialidade: a Patologia Clínica, a Microbiologia Médica e a Gestão em Saúde.
Desde sempre teve um interesse particular pelo associativismo e, em 2014, candidatou-se a Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, cargo que ocupa até ao presente. É membro do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos. Foi Coordenador do Conselho Nacional de Pós-graduação da Ordem dos Médicos, órgão com responsabilidades no Internato em colaboração com os colégios de especialidade. É Presidente do Colégio da Subespecialidade de Microbiologia Médica.
Foi membro da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica do INFARMED e é membro de diversas Sociedades Científicas.
É, presentemente, co-Coordenador e docente da Pós-graduação em Gestão Empresarial das Instituições de Saúde lecionado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra/Coimbra Business School.

Eng.º Alexandre Guedes da Silva

Presidente da SPEM

Formou-se em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico, onde acabou por ser professor universitário e investigador.
A forte capacidade de expressar ideias e contar histórias foram características que o levaram a escrever diversas publicações, ser produtor de televisão e video e a ensinar comunicação e Multimédia na Universidade Lusíada.
É presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla desde Janeiro de 2019.

Dr. Pedro Rodrigues

Psicólogo clínico no PIN

Especialidade - Psicologia
Grau Académico - Doutoramento
Área de Intervenção:
Trabalha como psicólogo clínico no PIN - Progresso Infantil desde 2015 com adultos com diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo e também com Adição aos Videojogos pela Internet. Trabalhou como professor auxiliar no ISMAT e como Investigador associado no Centro de Pesquisa em Psicologia do ISMAT desde 2013 até 2016. Colaborou em vários projetos de pesquisa nacionais e internacionais, incluindo um projeto de colaboração bilateral dos efeitos na saúde do amálgama dentário em crianças. Publicou vários artigos científicos internacionais sobre avaliação neuropsicológica, com foco em dados normativos em diferentes campos cognitivos e no efeito protetor da educação normal sobre mudanças relacionadas à idade em diferentes domínios cognitivos.

Dr. José María Vergeles Blanca

Consejero de Sanidad y Servicios Sociales de la Junta de Extremadura

Dra. Raquel Guerra

Presidente da CPCJ, diretora técnica e psicomotricista da APARSIN.

Comendador Rondão de Almeida

Presidente da Câmara Municipal de Elvas

Professora Dra. Maria Filomena Ferreira Mendes

Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo

Formação académica superior:
1993 — Grau de doutor em Sociologia, especialidade de Demografia, pela Universidade de Évora;
1980 — Grau de licenciado em Economia, pela Universidade de Évora.
Percurso profissional universitário:
1980 -2021 — Atualmente professora associada (desde 2000) e investigadora da Universidade de Évora, com docência (desde 1980) em várias disciplinas de diferentes cursos de licenciatura e mestrado;
1994 -2021 — Investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades (CIDEHUSUÉ), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;
2014 -2021 — Coordenadora do Laboratório de Demografia do CIDEHUS -UÉ.
Outras atividades de natureza profissional de alto nível:
1995 -1997:
Presidente do Conselho Diretivo da Área Departamental de Ciências Humanas e Sociais;
Presidente eleita do Conselho do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora;
1999 -2000 — Vice-diretora do CIDHEUS -UÉ;
2000 -2004 — Diretora regional do Alentejo do Instituto Nacional de Estatística;
2009 -2013 — Presidente do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de
Évora, E. P. E.;
2009 -2019 — Presidente eleita da Direção da Associação Portuguesa de Demografia;
2014 — Presidente eleita do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora;
2014 -2016 — Vice-reitora da Universidade de Évora para a área da Educação, formação
graduada e pós-graduada.
2016 -2021 — Presidente do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de
Évora, E. P. E.;
2018 — Membro do grupo de trabalho para preparação e o lançamento do concurso público internacional do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora;
2019 — Membro do júri do concurso público internacional para a empreitada de construção do novo Hospital Central do Alentejo;
2021 — Coordenadora da comissão de acompanhamento da construção e instalação do novo Hospital Central do Alentejo, em representação do Secretário de Estado da Saúde.
Coordenação de projetos científicos e publicações:
Coordenou vários projetos de investigação científica e orientou diversas dissertações de
mestrado e teses de doutoramento. É autora e coautora de vários livros e de mais de 100 artigos científicos nos domínios da economia e estudos da população.

Dr. Jorge Ascenção

Psicologia Clínica e da Saúde, Neuropsicologia

Licenciado em Psicologia Clínica.
Atua na área da Psicologia Clínica e da Saúde, Neuropsicologia.
Avaliação e reabilitação neuropsicologica
Consulta psicológica a utentes com traumatismo crânio-encefalico e familiares
Responsabilidade sobre o recrutamento de médicos e técnicos superiores de saúde
Criação e manutenção de projetos de gestão e crescimento do Grupo Saúde Dermokorpus
Gestão do corpo clínico e dos recursos humanos do GSD.
Responsável pela avaliação clínica e acompanhamento psicoterapêutico dos portadores de Lúpus e dos seus familiares
- Orientação terapêutica de grupos, entre outros…
Clínica Médica de Matosinhos, Clínica Médica da Trofa, Clínica da Lourinhã, NeuroInova e na Associação Movimentos & Olhares.
Trabalha na Associação Portuguesa de Doença Inflamatória Intestinal (APDI), Responsável pela avaliação clínica e acompanhamento psicoterapêutico dos portadores de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa e dos seus familiares
- Orientação e acompanhamento dos estagiários na área da Psicologia Clínica
- Investigação na patologia específica da Doença Inflamatória Intestinal (Doença de Crohn e Colite Ulcerosa)
- Formação, orientação terapêutica de grupos, entre outros…

Enfermeira Sandra Carvalho

Responsável pela Comissão Organizadora, coordenadora da Delegação Distrital de Portalegre da SPEM, Enfermeira na ULSNA

Dr. Joaquim Araújo

Presidente da ULSNA

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica (1987) e pós-graduação em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública (1994).
Experiência profissional:
Atualmente, Presidente do Conselho de Administração de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E. P. E. (Resolução do Conselho de Ministros n.º 200/2019, de 27 de dezembro). Anteriormente, foi vogal executivo no Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E. P. E. (Resolução do Conselho de Ministros n.º 68/2017, de 1 de junho) e ocupou as mesmas funções de (Despacho n.º 5118/2012, de 11 de abril, e Resolução n.º 10/2015, de 17 de fevereiro);
Vogal executivo no Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém, E. P. E. (Despacho n.º 10 545/2009, de 16 de abril);
Vogal executivo no Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E. P. E. (Despacho n.º 6426/2007, de 1 de março);
Vogal executivo no Conselho de Administração dos Hospitais de Portalegre e Elvas (Despacho n.º 16 603/2005, de 8 de julho);
Administrador hospitalar na Agência de Contratualização Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Despacho de 15 de junho de 2005 do presidente do Conselho Diretivo;
Administrador hospitalar no Departamento de Recursos Humanos da Saúde do Ministério da Saúde, na Divisão de Planeamento e Estudos, em janeiro de 2005;
Diretor do Projeto de Saúde a partir de janeiro de 2001, no Hospital Central de Cabinda e Hospitais Provincial do Zaire e Municipal do Soyo – Província do Zaire em Angola;
Membro do Grupo de Trabalho da Task Force Ano 2000 (Despacho n.º 10 150/99, de 29 de abril);
Assessor do Secretário de Estado da Saúde (Despacho n.º 4390/99, de 29 de janeiro);
Membro do Grupo de Trabalho SubTask Force Ano 2000 (Despacho de 3 de junho de 1998) e, em 1998 e 1999, consultor no Banco Mundial para o Ministério da Saúde da República da Arménia;
Administrador hospitalar (4.º grau) no Hospital de Curry Cabral (Despacho de 23 de setembro de 1996);
Integrou o Grupo de Trabalho para a Elaboração da Carta de Equipamentos de Saúde (Despacho n.º 170/96, de 2 de maio);
Administrador hospitalar de 4.º grau, em 1995, no regime tutelado no Hospital de S. Pedro, em Vila Real (concurso externo de ingresso – Diário da República, 2.ª série, n.º 126, de 31 de maio de 1995);
Administrador hospitalar de área no Hospital de Curry Cabral (8 de agosto de 1994) e no Grupo de Trabalho do Projeto Europeu Costaim na ARS de Lisboa e Vale do Tejo (1 de junho de 1994).

Dra. Francine Moraes

Especialista em Medicina Interna

Professor Dr. Juan Urbano

Diretor do Serviço de Medicina Interna do HSLE, Coordenador da UF Covid-19 do HSLE e Coordenador da UHDOM do HSLE (ULSNA)

• Diretor do Serviço de Medicina Interna do HSLE
• Coordenador da UF Covid-19 do HSLE
• Coordenador da UHDOM do HSLE
• Professor Auxiliar da Universidade de Extremadura
• Professor Honorário da Cátedra FIIPERVA de Risco Cardiovascular da Universidade de Salamanca
• Presidente do Núcleo Transfronteiriço de Medicina Interna
• Palestrante habitual em reuniões nacionais e internacionais relacionadas com a Medicina Interna e o Risco Cardiovascular
• Autor de um livro, de vários capítulos de livro e de vários artículos em revistas médicas indexadas
• Mais de 150 comunicações em congressos científicos médicos como primeiro autor
• Membro de várias associações científicas a nível Ibérico e europeu
• Revisor de várias revistas médicas nacionais e internacionais