O EM’Equilíbrio, projeto desenvolvido pela SPEM e co-financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitou, disponibilizou terapêuticas não convencionais a portadores de Esclerose Múltipla.

Foi no início de Setembro que as terapias do EM’Equilíbrio arrancaram na SPEM, e durante três meses os participantes puderam usufruir de terapias complementares – praticadas em consonância com medicação -, sendo que estas também podem ser alternativas, em casos que substituam métodos de medicina convencional.

 

O Reiki foi uma destas terapias, sendo que este método tem como objetivo recuperar e manter a saúde física, mental, emocional e espiritual. É reconhecido como uma terapia complementar pela Organização Mundial da Saúde, sendo inclusive praticado em muitas instituições de saúde de vários países.

Pedro Marinho esteve nos comandos desta iniciativa em 2019, propondo a realização de um piloto com dois utentes, que se veio a tornar um sucesso, contribuindo para a melhoria significativa do bem estar de ambos.

Em 2021, o projeto ganhou mais participantes através do EM’Equilíbrio, em que puderam usufruir de 4 sessões físicas e 4 emocionais de Reiki, sendo que estas decorreram durante oito semanas. Findado o projeto, os intervenientes encontraram resultados positivos:

  • Melhoria substancial dos níveis de ansiedade;
  • Alinhamento automático dos chakras;
  • Interação com a autoestima, entusiamo e confiança;
  • Melhoria geral, conforto e bem-estar emocional e cognitivo;

E os testemunhos falam por si:

A SPEM agradece a todos os intervenientes nesta ação que permitiu mudar a vida de pessoas com Esclerose Múltipla.

Translate »