SaúdeSPEMTratamentos

Saiba como é que a acupuntura ajudou os nossos utentes!

By 2022-01-14 No Comments

O EM’ Equilíbrio, projeto desenvolvido pela SPEM e co-financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, disponibilizou terapêuticas não convencionais a portadores de Esclerose Múltipla.

A técnica tem origem na China e remonta há alguns milénios, sendo que é frequentemente utilizada para como tratamento complementar e/ou alternativo para tratar e melhor diversos sintomas. A acupuntura chegou à SPEM há alguns meses através do programa EM’Equilíbro, e em apenas 13 sessões individuais os nossos utentes sentiram diferenças em aspetos como:

  •  Qualidade do sono
  • Fadiga
  • Dormência
  • Espasticidade
  • Mobilidade motora
  • Dor

Segundo os resultados demonstrados, houve uma melhoria geral nos pontos apontados acima, sendo que a mobilidade motora, a fadiga, a dormência e qualidade de sono tiveram resultados significativos na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Beatriz Andrade e Ana Medeiros têm sido as responsáveis pela acupuntura e por realizar testes a alguns utentes da SPEM. Saiba mais sobre as profissionais aqui.

Ana Medeiros considera que o objetivo da acupuntura, no caso da EM, é “acabar com a dor” enquanto fazem o tratamento, diminuindo-a até a pessoa ficar sem ela. Ao fazerem tratamentos com utentes tão diferentes, com sintomas também eles diversos, é neste sentido que Beatriz considera que os “protocolos vão sendo mudados consoante a necessidade do paciente e a evolução que nós conseguimos fazer dos desequilíbrios que ele tem”. É importante pensar nas “causas e quais são os agentes patogénicos que, para nós, estão a influenciar aquela pessoa, em vez de olharmos só para o quadro geral de sintomas e catalogar aquela pessoa com A, B ou C e determinados protocolos.”

Consulte os resultados da terapia abaixo:

 

 

A SPEM agradece a todos os intervenientes nesta ação que permitiu mudar a vida de pessoas com Esclerose Múltipla.

 

Translate »