Bem-vindos!

Em 2019, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) e a Associação Todos com Esclerose Múltipla (TEM) uniram esforços para organizar o Congresso Nacional da Esclerose Múltipla, que pretende ser uma plataforma de encontro, partilha e aprendizagem sobre as temáticas mais relevantes para a comunidade da Esclerose Múltipla em Portugal, tendo como premissa primordial a qualidade de vida do doente.

O tema do congresso será “Saúde 3.0: melhores cuidados ao doente com EM”. Queremos refletir e promover novas oportunidades terapêuticas e sociais para o doente, tendo como princípio uma saúde em mudança, com uma abordagem mais holística, centrada no doente, inovadora e aberta às novas tecnologias.

Os dois dias do congresso estão a ser desenhados para oferecer aos participantes apresentações dinâmicas e significativas, painéis de discussão interessantes e workshops técnicos proveitosos. Especialistas de diferentes áreas vão ter voz e palco a par com os doentes. Inúmeras oportunidades vão surgir para compreender melhor uma patologia que é tão impactante na vida de 8 mil portugueses e suas famílias.

Programa

14:00 | Acreditação presencial e digital

15:00 | Workshops técnicos
WS1 | Emprego e Juventude: oportunidades para diagnosticados mais novos
Eng. Alexandre Guedes da Silva (SPEM), Arq.º Mário da Luz (SPEM) e Dr.ª Sílvia Vermelho (IPDJ)

WS2 | Formar para cuidar melhor: apresentação do MSNursePROfessional
Dr.ª Anne Winslow e Dr.ª Nora Kriauzaitė

WS3 | MSCognition: formação em treino cognitivo para terapeutas, doentes e cuidadores
Dr. Francisco Pereira e Dr.ª Carolina Trindade

19:00 | Cocktail e momento “EM Conversa”
Partilha entre neurologista, doente e cuidador (by Novartis)

20:00 | Jantar do Congresso
Angariação de fundos para as 3 associações organizadoras
Momento “EM, a doença das 1000 caras” (by Sanofi Genzyme)

08:30 | Acreditação presencial e digital

10:00 | Abertura do Congresso
Prof. Arlindo Oliveira (Presidente do IST)
Prof. Luís Sousa Correia (Vice-Presidente do IST)
Dr.ª Teresa Bacelar (Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras)

10:15 | Investigação e inovação terapêutica
Keynote: Dr.ª Sónia Batista (Conselho Português do Cérebro)
Painel: Dr.ª Cristina Lopes (Apifarma), Dr. José Vale (GEEM), Prof. Filipe Costa (Nova SBE e Luz Saúde), Prof.ª Cláudia Furtado (Infarmed)
Moderador: Eng.º Alexandre Guedes da Silva (Presidente da SPEM)

11:30 | Networking Café
Stands, ações de parceiros, sessões informativas

11:45 | Visão holística dos cuidados (humanização e integração)
Keynote: Prof. Leonel Pereira (Universidade de Coimbra)
Painel: Prof.ª Ana Valado (ESTESCoimbra), Dr.ª Ana Gomes (RNCCI), Dr.ª Célia Lopes (ANID), Dr. José Robalo (presidente da ARS Alentejo)
Moderador: Eng.º Luís Loureiro (ANEM)

13:00 | Almoço Volante

14:15 | Saúde Digital: informação e literacia
Keynote: Prof. João Cerqueira (UMinho, presidente do GEEM)
Painel: Dr.ª Elsa Frazão Mateus (EUPATI), Prof.ª Helena Galhardas (IST – INESC), Dr.ª Cristina Maia (SPMS) e Dr.ª Liesbet Peetrs (MSDA-EMSP)
Moderador: Dr. Pedro Pinto (Presidente da TEM)

15:30 | Momento “Estórias Múltiplas” (by Novartis)
Testemunhos de doentes

15:40 | Networking Café
Stands, ações de parceiros, sessões informativas

16:15 | Saúde Digital: tratar e gerir a doença
Keynote: Prof. Alexandre Bernardino (IST Alameda – ISR)
Painel: Dr. Pedro Canas Mendes (Ordem dos Médicos), Dr. Miguel Cabral Pinho (APAH) e Dr. Vítor Pataco (IPDJ)
Moderador: Dr. Paulo Gonçalves (Vice-presidente da SPEM)

17:30 | Encerramento
Prof. ª Marta Temido (Ministra da Saúde)
Dr. Pedro Carrascal (Presidente da Plataforma Europeia da EM)
Prof. Henrique Lopes (Universidade Católica)

Oradores

Dr.ª Anne Winslow

MS NEED

Anne trabalha com pessoas com deficiência física há quase 25 anos em serviço social e, em seguida, em políticas, desenvolvimento e gestão de serviços sociais, de saúde e pessoais, tanto a nível organizacional quanto no nível governamental.
Anteriormente, Anne trabalhou como diretora de serviços e vice-chefe executiva da Irish Wheelchair Association.

Anne foi diretora executiva da associação de Esclerose Múltipla na Irlanda até o final de 2011. Foi presidente da Aliança Neurológica da Irlanda até outubro de 2011. Atualmente, Anne é tesoureira da Federação de Deficiência da Irlanda, vice-presidente da Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla e Presidente do Grupo de Orientação MS Need, que trabalha para o desenvolvimento profissional de enfermeiros que trabalham com pessoas com EM.

Vem a Portugal no dia 6 de dezembro para apresentar o MS Nurse PROfessional, programa de formação online para enfermeiros, agora traduzido em português.
WS2 | Dia 6 | 15h00

Dr.ª Nora Kriauzaitė

EMSP

Nora Kriauzaité ingressou na Plataforma Europeia de EM (EMSP) como coordenadora de projetos em 2019. É mestre em Ciências em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Birmingham, mestre em Artes em Estudos Diplomáticos e estratégicos pela Universidade Internacional de Viena e bacharel em Ciência Política pela Universidade de Vilnius.

Antes de ingressar no EMSP, Nora trabalhou como coordenadora de programas e diretora de projetos de saúde pública e educação nas regiões da Europa Oriental e Ásia e Pacífico.

Tem um interesse especial em investigação e políticas de saúde pública.

Vem a Portugal participar no lançamento nacional do programa de formação online MS Nurse PROfessional, dirigido a enfermeiros.
WS2 | Dia 6 | 15h00

Dr.ª Sónia Batista

Conselho Português do Cérebro

Sónia Batista é doutorada pela Universidade de Medicina de Coimbra e neurologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Faz parte da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Cefaleias e da Sociedade Portuguesa de Neurologia.
Atua na área de Ciências da Saúde, tendo publicado 26 artigos em revistas especializadas e 3 capítulos de livros publicados.
É vice-presidente da direção do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM).
Do seu interesse nos trabalhos de investigação relacionados com a E.M., a disfunção cognitiva e as técnicas imagiológicas na EM são duas linhas de investigação sobre as quais se tem debruçado.
Foi indicada pelo Conselho Português do Cérebro para abordar no Congresso a ``Investigação e inovação terapêutica`` na Esclerose Múltipla.

Painel 1 | Dia 7 | 10h15

Prof.ª Ana Valado

ESTESCoimbra

Possui um Doutoramento em Biociências - Ramo de Especialização em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Mestre em Biologia Celular pela FCT da Universidade de Coimbra (2004) e Licenciada em Biologia, ramo científico, pela FCT da Universidade de Coimbra (1999). É ainda Bacharel em Análises Clínicas e Saúde Pública pela ESTeSC (1985);
De 1985 a 2001 exerceu funções como Técnica de Análises Clínicas e Saúde Pública no Serviço de Patologia Clínica dos HUC, do CHC e do HDFF.
É docente na ESTeSC desde 1999. Foi diretora do departamento de Análises Clínicas e Saúde Pública, coordenadora do mestrado em Análises Clínicas e Saúde Pública Especialização de Hematologia e Imunologia Clínico-Laboratorial, membro do Conselho Técnico Científico e do Conselho Pedagógico da ESTeSC.
Autora e coautora de publicações nacionais e internacionais, comunicações orais e na forma de póster.
Vem ao Congresso Nacional da Esclerose Múltipla ajudar a refletir sobre uma “Visão Holística dos Cuidados (humanização e integração)”.

Painel 2 | Dia 7 | 11h45

Prof. João Cerqueira

UMinho, GEEM

É neurologista no Hospital de Braga e professor Assistente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, com mais de 10 anos de experiência.
Licenciou-se em Medicina na Universidade do Porto. Obteve o doutoramento na Universidade do Minho.
Membro da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Society for Neuroscience e Sociedade Portuguesa de AVC.
Dado o seu particular interesse pelas doenças imunológicas do sistema nervoso, nomeadamente a Esclerose Múltipla, é o presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla, área em que desenvolve investigação.
É autor de 21 artigos científicos e de 1 capítulo de livro.
No Congresso, vai problematizar sobre a importância da ``Saúde Digital`` para a informação e literacia.

Painel 3 | Dia 7 | 14h15

Prof. Alexandre Bernardino

IST Alameda - ISR

Professor associado do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico.
É investigador no Instituto de Sistemas e Robótica do IST, membro do Laboratório de Robótica, Sistemas de Engenharia e Ciência (LARSyS) e co-diretor do Laboratório de Visão de Computadores e Robôs (VisLab).
Os seus principais interesses de pesquisa são a aplicação de visão computacional, ciência cognitiva, teoria de controle e aprendizado de máquina a sistemas robóticos e de vigilância avançados.
Publicou 48 artigos em revistas e 5 capítulos de livros, sobre os mais variados temas: atenção visual e estéreo, extração de recursos de imagem, controle da cabeça binocular, rastreamento e identificação baseados em imagens, recursos para objetos de aprendizado, reconhecimento de atividade humana, entre outros.
A sua presença no Congresso terá como objetivo problematizar o papel da ``Saúde Digital`` para tratar e gerir a doença.

Painel 4 | Dia 7 | 16h15

Eng.º Alexandre Guedes da Silva

SPEM

Formou-se em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico, onde acabou por ser professor universitário e investigador.
A forte capacidade de expressar ideias e contar histórias foram características que o levaram a escrever diversas publicações, ser produtor de televisão e video e a ensinar comunicação e Multimédia na Universidade Lusíada.
É presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla desde Janeiro de 2019.

Será o moderador no Painel ``Investigação e inovação terapêutica``.
Painel 1 | Dia 7 | 10h15

Dr.ª Cristina Lopes

Apifarma

Atingiu o grau de mestre na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, prosseguindo com uma pós-graduação em Gestão de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa.
É atualmente diretora de Assuntos Técnico-Cientificos da APIFARMA.
Membro do grupo HTA (health tecnology assessment) Efpia, de Bruxelas.
Representante em vários fóruns e grupos de trabalho do INFARMED e outros.
Trabalha matérias relacionadas com o Acesso dos medicamentos ao mercado, investigação clínica, biotecnologia, exportação, entre outros.

Comentadora no painel ``Investigação e inovação terapêutica``
Painel 1 | Dia 7 | 11h15

Dr. José Vale

GEEM

É médico neurologista, licenciado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e consultor Graduado em Neurologia.
As suas principiais áreas de interesse são as doenças do movimento, genética e doenças desmielinizantes. É Ex-Presidente e membro da Direção do Grupo de Estudos da Esclerose Múltipla, Diretor do Serviço de Neurologia do Hospital Beatriz Ângelo e Presidente do Colégio de Neurologia da Ordem dos Médicos .

Será comentador no painel ``Investigação e inovação terapêutica``.
Painel 1 | Dia 7 | 10h15

Prof. Filipe Costa

Nova SBE, Luz Saúde

Tem uma história comprovada de trabalho no setor de hospitalar e de saúde.
Tirou o mestrado em Ciências - Saúde/Administração/Gestão de Cuidados de Saúde, no ISCTE. Fez formação avançada na Harvard Business School Executive Education na área de gestão de cuidados de saúde. Posteriormente, realizou um MBA em Business Administration.
Com fortes competências em Medicina Baseada no Valor e em Investigação sobre a implementação deste conceito, trabalha no projeto Luz Saúde, em medicina baseada no valor.
É diretor adjunto de operações do Hospital da Luz e gestor da área de Oncologia do mesmo grupo.
Tem um Doutoramento em Administração e Gestão de Empresas pela NOVA School of Business and Economics, escola na qual é professor assistente.

Será comentador no painel ``Investigação e inovação terapêutica``.
Painel 1 | Dia 7 | 10h15

Prof.ª Cláudia Furtado

Infarmed

Diretora de Informação e Planeamento Estratégico e Diretora de Avaliação de Tecnologias de Saúde na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. - INFARMED.
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
É mestre em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública - NOVA onde é, neste momento, Professora Convidada da cadeira de Economia da Saúde.

Será comentadora no painel ``Investigação e inovação terapêutica``.
Painel 1 | Dia 7 | 10h15

Eng.º Luís Loureiro

ANEM

Luís Loureiro, tem 54 anos é engenheiro civil e portador de Esclerose Múltipla.

Integra a direção da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM). As aspirações enquanto dirigente é obter uma maior qualidade de vida para os doentes com EM, potenciar a literacia em saúde e melhorar as infra-estruturas da instituição.

Será moderador do painel ``Visão holística dos cuidados (humanização e integração)``
Painel 2 | Dia 7 | 11h45

Prof. Leonel Pereira

Universidade de Coimbra

Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra.
É doutorado em Biologia, especialidade em Biologia Celular, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Recebeu em 1998 o prémio Francisco de Holanda (Menção Honrosa).
É, desde 2008, Editor-in-Chief da publicação eletrónica “MACOI – Portuguese Seaweeds Website”.
Publicou 25 artigos em revistas especializadas e 9 trabalhos em atas de eventos, possui 9 capítulos de livros e 7 livros publicados e ainda 27 itens de produção técnica.

Comentador no painel ``Visão Holística dos cuidados (humanização e integração)``
Painel 2 | Dia 7 | 11h45

Dr.ª Ana Gomes

RNCCI

Licenciada em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Univerisdade de Lisboa. Realizou Pós-Graduação em Toxico-dependências pela Universidade do Porto.
De 1982 a 2006 desenvolveu a sua atividade no Ministério da Saúde, na área da Toxicodependência, em diferentes funções. Foi igualmente presidente da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, presidente da Direção da Associação de Profissionais com Intervenção em Toxicodependências (ÍTACA) e desempenho funções na direção executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra.
Em 2006, começa a colaborar no Instituto da Segurança Social, IP. do Ministério do Trabalho e da Solidariedade onde foi responsável por diferentes áreas de intervenção social.
Este ano foi nomeada Diretora da Unidade de Gestão e Acompanhamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Será comentadora no painel ``Visão Holística dos cuidados (humanização e integração)``.
Painel 2 | Dia 7 | 11h45

Dr.ª Célia Lopes

ANID

Licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e pós-graduada em Monitorização de Ensaios Clínicos e Medical Affairs.
Trabalhou no Hospital de Santa Cruz entre 2008 e 2010, em consultas de nutrição, desenvolvimento de estudos clínicos e suplementação individualizada.
Trabalhou na Nutricia, na função de Medical & Regulatory Affairs Manager e mais tarde Medical Affairs & Market Access Manager.
É, desde 2012, presidente o Comité de Especialistas em Nutrição Médica da Associação Nacional de Nutrição Médica. É especialista de nutrição entérica na Fresenius Kabi.

Será comentadora no painel ``Visão Holística dos cuidados (humanização e integração)``.
Painel 2 | Dia 7 | 11h45

Dr. José Robalo

DGS, ARS Alentejo

É licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa e mestre em Sociologia pela Universidade de Évora. Integrou a Carreira Médica de Clínica Geral, em 1985, sendo especialista em Medicina Geral e Familiar.
Foi Médico de Família nos Centros de Saúde de Alandroal, Viana do Alentejo, Estremoz, e Évora, tendo desempenhado posteriormente diversos cargos de coordenação em Agrupamentos de Centros de Saúde.
É Professor Adjunto da Universidade de Évora desde 1983 e membro da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral.
Atualmente, é Presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo e subdirector-geral de Saúde.

Será comentador no painel ``Visão Holística dos cuidados (humanização e integração)``.
Painel 2 | Dia 7 | 11h45

Dr. Pedro Pinto

TEM

Tem 44 anos e foi diagnosticado com Esclerose Múltipla em 2000. Geria uma empresa de construção civil que vendeu em 2011, quando se reformou. É atualmente o presidente da associação Todos com Esclerose Múltipla, sediada em Braga. Dedica o seu dia a dia à família e a causas sociais, em participar na Esclerose Múltipla. Uma das suas grandes aspirações como dirigente é conseguir um maior suporte multidisciplinar para os doentes.

Vai moderadorar o painel ``Saúde Digital: informação e literacia.``
Painel 3 | Dia 7 | 14h15

Dr.ª Elsa Frazão Mateus

EUPATI

É doutorada em Antropologia, especialidade em Antropologia da Saúde, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Exerceu funções como docente no ensino básico, formadora de tecnologias da informação e comunicação e realizou trabalhos de investigação na área das ciências sociais.
Em 2000 associou-se à ANDAI (Associação Nacional de Doentes com Artrite e outros Reumatismos Infantis e Juvenis). Vencedora do Prémio Nacional Edgar Stene em 2007, começou a colaborar como voluntária na Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) e no PARE (EULAR Standing Committe of People with Arthritis/Rheumatism in Europe).
Desde 2010 é delegada da LPCDR no PARE.
Pretende implementar a plataforma nacional da EUPATI em Portugal. É Presidente da Direção da LPCDR desde 2015 e EUPATI Fellow desde o início de 2016. Faz parte dos órgãos sociais da ANDAI e da Plataforma Saúde em Diálogo.

Foi convidada para participar no painel ``Saúde Digital: informação e literacia``.
Painel 3 | Dia 7 | 14h15

Prof.ª Helena Galhardas

IST - INESC

Helena Galhardas, professora associada no IST no Departamento de Ciência da Computação e Engenharia desde 2001 e Investigadora no INESC-ID. Licenciada em Engenharia Electrotécnica pelo IST com doutoramento em Informática na Universidade de Versailles, conta com inúmeras publicações, estudos científicos e conferências internacionais relacionadas com diversos temas como transformação e limpeza de dados; ETL (extração, transformação e carregamento); Integração de dados; Criação de perfil de dados e Extração de informações.

Será comentadora do painel ``Saúde Digital: informação e literacia``.
Painel 3 | Dia 7 | 14h15

Dr.ª Cristiana Maia

SPMS

Licenciada em Tecnologias e Sistemas de Informação, na Universidade do Minho, com uma pós-graduação da Universidade Nova de Lisboa em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde.
A Engenheira Cristiana Maia é gestora de projeto da DSI na área de coordenação da Plataformas de Integração de Cuidados e Serviços para o Cidadão.
É responsável pela gestão de dois projetos da SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde): Área do Cidadão; Portal Administrativo e gestão de programa SNS+ Proximidade.

Irá participar no painel ``Saúde Digital: informação e literacia``.
Painel 3 | Dia 7 | 14h15

Dr.ª Liesbet Peetrs

MSDA - EMSP

Liesbet M. Peeters é uma das fundadoras e coordenadoras da iniciativa MS Data Alliance. Tem uma forte missão pessoal de transformar a gestão da população com Esclerose Múltipla (EM) de hoje numa gestão individualizada, personalizada e com precisão. Acredita que a chave para atingir esse próximo nível de gestão da EM são os dados ``LAIR`` (= Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis). A sua pesquisa centra-se em enfrentar dois desafios principais: em primeiro lugar, desenvolver ferramentas de TI para encontrar e aceder a conjuntos de dados do mundo real e, em segundo lugar, desenvolver ferramentas analíticas para a mineração ideal de conjuntos de dados do mundo real. É membro do grupo principal da iniciativa do Fórum Europeu do Paciente “Data Save Lives”. Atualmente, é investigadora cientista de dados no Instituto de Pesquisa Biomédica da Universidade de Hasselt (Bélgica). Em 2013, concluiu o doutoramento em Ciências de Bioengenharia no KULeuven, na Bélgica. Possui experiência em técnicas moleculares genéticas e imunológicas, além de análise genética quantitativa. Conhece programas estatísticos, vários softwares de gestão de dados e tem experiência em Bioinformática.

Irá participar no painel ``Saúde Digital: informação e literacia``.
Painel 3 | Dia 7 | 14h15

Dr. Paulo Gonçalves

SPEM

Entre 1989 e 2005, Paulo Gonçalves trabalhou em programação de software (CPCis) e Vendas em empresas como Digital Equipment Corportion, Hewlett Packard Enterprise e Compaq.
Foi gestor de contas empresariais e mais tarde consultor sénior na empresa HP.
É desde 2018 parceiro associado na Consultant Associates for Business Continuity.
Em Janeiro de 2019 tomou posse como vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

Moderador do painel ``Saúde Digital: tratar e gerir a doença``.
Painel 4 | Dia 7 | 16h15

Dr. Pedro Canas Mendes

Ordem dos Médicos

Comentador do painel ``Saúde Digital: tratar e gerir a doença``

Dr. Miguel Cabral de Pinho

APAH

Miguel Cabral de Pinho, licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e em Epidemiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é especialista em Saúde Pública na Universidade Nova de Lisboa. Membro de diversas instituições e entidades, nomeadamente, IFMSA, Work Medical Association e Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH). Atualmente é médico residente com especialidade em saúde pública no Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, ACES Amadora, Unidade de Saúde Pública (USP).

Será comentador do painel ``Saúde Digital: tratar e gerir a doença``.
Painel 4 | Dia 7 | 16h15

Dr. Vítor Pataco

IPDJ

É atualmente Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) e docente a tempo parcial na Universidade Autónoma de Lisboa.
Anteriormente, no setor público, exerceu várias funções técnicas e dirigentes: foi professor no Ensino Secundário, Chefe de Divisão e Diretor de Serviços do Instituto do Desporto, Diretor do Complexo Desportivo do Jamor, Coordenador do Centro de Alto Rendimento do Jamor e Vice-Presidente do IPDJ. Foi também Diretor dos Equipamentos Desportivos e Culturais da Empresa Municipal Oeiras Viva e Assessor para o Desporto na Câmara Municipal de Lisboa.
No plano académico, é licenciado Educação Física (1988) e pós-graduado em Gestão do Desporto (1994), ambos pela Faculdade de Motricidade Humana. É titular de Pós-Graduação em Marketing Management e de Mestrado em Marketing ambos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). É diplomado em Políticas Publicas pelo Instituto Nacional de Administração (INA).

Irá participar no painel ``Saúde Digital: tratar e gerir a doença``.
Painel 4 | Dia 7 | 16h15

Prof.ª Marta Temido

Ministra da Saúde

Doutorada em Saúde Internacional, pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Gestão e Economia da Saúde, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Possui especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Foi sub-diretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Foi presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., presidente não executiva do conselho de administração do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa e membro do conselho de administração de vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Exerceu funções de administradora hospitalar ao longo de vários anos.
Foi assistente convidada do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Foi presidente da direção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
É autora e co-autora de publicações científicas no âmbito da saúde.
Ministra da Saúde do XXI Governo Constitucional, desde 15 outubro de 2018

Será convidada a fazer o Encerramento do Congresso.
Dia 7 | 17h30

Dr. Pedro Carrascal

EMSP

Pedro Carrascal é o Presidente da Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla (EMSP); CEO da EME (esclerose múltipla na Espanha); a Biscaia MS Society e a MS Basque Foundation.
Desde 2007, Pedro é membro do conselho da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF). Em setembro de 2012, tornou-se membro do Comitê Executivo da Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla (EMSP) e atuou como vice-presidente de 2017 até ser eleito como presidente do EMSP em junho de 2018.
Está totalmente comprometido com o movimento de esclerose múltipla na Espanha e é um dos promotores da “Neuroalianza” espanhola (aliança espanhola de doenças neurodegenerativas) criada em 2012 e da “Plataforma de Pacientes” (organização guarda-chuva dos principais pacientes NGOS na Espanha) em 2014.

Participará no Encerramento do Congresso
Dia 7 | 17h30

Prof. Arlindo Oliveira

IST

Professor do Departamento de Ciência da Computação e Engenharia do Instituto Superior Técnico (IST).
Atualmente Presidente do IST e membro de seu conselho executivo.
Obteve um doutoramento na UC Berkeley em 1994, sob uma bolsa da Fulbright, depois de um bacharelado e um mestrado no IST, em 1986 e 1989, respetivamente.
As principais áreas de interesse são Algoritmos e Complexidade, Aprendizagem de Máquinas, Bioinformática e Design de Circuitos Digitais. Trabalhou no CERN, Cadence Laboratories e INESC-ID. Membro da Academia Portuguesa de Engenharia e membro sénior do IEEE.

Será o anfitrião do Congresso Nacional da Esclerose Múltipla, presidindo à Cerimónia de Abertura.
Dia 7 | 10h00

Dr.ª Carolina Trindade

SPEM

Tirou o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, tendo realizado posteriormente duas pós-graduações em Neuropsicologia Clínica.
Trabalhou no Centro de Saúde de Sete Rios, na função de psicóloga, e passou posteriormente por uma experiência na Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e na Unidade de Demência das Casas da Cidade (Hospital do Mar).
É psicóloga na Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, em Lisboa, desde 2017.

Será formadora do Workshop ``MS Cognition: formação em treino cognitivo para terapeutas, doentes e cuidadores``.
WS3 | Dia 6 | 15h00

Dr. Francisco David Pereira

SPEM

Psicólogo Clínico na SPEM desde 2012
Tem formação superior em Psicologia com especialização em Psicoterapia e Intervenção neuropsicológica.

Formador do Workshop ``MS Cognition: formação em treino cognitivo para terapeutas, doentes e cuidadores``
WS3 | Dia 6 | 15h00

Prof. Henrique Lopes

Universidade Católica Portuguesa

Professor e Investigador de Saúde Pública, coordenador de investigação da Unidade de Saúde Pública do ICS-UCP, Presidente da Comissão Setorial para a Saúde e Presidente de uma Sociedade Científica Internacional.

Vai fazer a apresentação dos resultados preliminares do Think-Thank da Esclerose Múltipla na Sessão de Encerramento do Congresso
Dia 7 | 17h30

Informações Gerais

O Congresso Nacional da Esclerose Múltipla (CNEM) está previsto realizar-se nos dias 6 e 7 de dezembro de 2019 no Instituto Superior Técnico, Campus do Taguspark, em Oeiras.

IST – INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 2744-016 Porto Salvo
TAGUSPARK LOCALIZAÇÃO GPS: N 38 44.432 I W 9 18.250
https://goo.gl/maps/xHj4gFAy6VA6rwk48

Como chegar

1. Estacionamento
A melhor forma de chegar ao Taguspark é de transporte próprio, táxi ou equiparado. O campus do IST dispõem de um estacionamento gratuito e amplo no exterior do edifício.

2. Autocarro gratuito
No dia 7 de dezembro, será disponibilizado transporte para quem não se possa deslocar por meios próprios.

A partida é às 9 horas, com ponto de encontro na entrada principal da Gare do Oriente (Avenida D. João II). O regresso decorrerá após o término do programa do Congresso.

Os lugares são limitados à capacidade do autocarro. Possui acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Os interessados deverão inscrever-se para teresa.monteiro@spem.pt ou 938232957 até dia 3 de dezembro.

As inscrições estão encerradas.

Os participantes são convidados a fazer um donativo para a organização do Congresso através do facebook. Valor mínimo: 1€

Para os participantes que estiverem presencialmente no evento, os materiais de congresso estarão disponíveis na mesa de acreditação.

Horário de funcionamento:
Sexta-feira dia 6: das 14h às 16h
Sábado dia 7: das 8h30 às 10h30

Para os participantes que assistirem remotamente, os acessos e os materiais serão enviados via e-mail no dia do Congresso.

Os coffee breaks e almoços estão incluídos no valor de inscrição e serão servidos durante o congresso.

No dia 6 de dezembro, às 20 horas, decorre o Jantar do Congresso que tem como objetivo a angariação de fundos para as três associações de doentes organizadoras do evento. A inscrição tem o custo de 35€.

A inscrição, feita no formulário, é considerada válida depois de pagamento por transferência bancária para PT50 0036 0122 9910 0029 0422 2. Envie o comprovativo para teresa.monteiro@spem.pt.

Limite de inscrição para o Jantar do Congresso: 24/11/2019

Língua:

A língua oficial do Congresso é o português. Apenas o Workshop 2: “WS2 | Formar para cuidar melhor: apresentação do MSNursePROfessional” será proferido em inglês.

 

Acesso WI-FI

No espaço da conferência será disponibilizado acesso gratuito à Internet.

Comissão Organizadora
Alexandre Guedes da Silva (Presidente da SPEM)
Lurdes Silva (Coordenadora da ANEM)
Pedro Costa Pinto (Presidente da TEM)

Comissão Executiva
Paulo Gonçalves (Vice-Presidente da SPEM)
Carolina Trindade (Psicóloga Clínica – SPEM)
Teresa Monteiro (Secretária da SPEM)

Secretariado e Comunicação

Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla
Rua Zófimo Pedroso nº66
1950-291 Lisboa
comunicacao@spem.pt | 938748518 | 218 650 481

Organizadores

Patrocínios Ouro

Patrocínios Prata

Patrocínios Bronze

Parceiros institucionais

Apoios