#Conexões EM
Assinalado oficialmente a 30 de maio, o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM) junta anualmente a comunidade global de EM para partilhar histórias, sensibilizar o público em geral e fazer campanha com e por todas as pessoas afetadas pela EM.
A SPEM tem previstas diversas atividades não só em Lisboa como nas várias delegações espalhadas pelo país. De 27 a 31 de maio, junte-se a nós nesta grande festa, quer esteja diretamente afetado ou conheça alguém próximo com a doença.
“Eu conecto-me, nós conectamo-nos”
Tal como em anos anteriores, e por orientação da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF), o tema do Dia Mundial da EM para 2023 continuará a ser Conexões EM. As atividades comemorativas em Portugal decorrem de 27 a 31 de maio com o mote “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”. Pretende-se chamar à atenção para a importância das conexões à comunidade, com o próprio e a cuidados de de qualidade, desafiando as barreiras sociais que fazem com que as pessoas com Esclerose Múltipla (PcEM) se sintam sozinhas e socialmente isoladas.
Mais e melhores condições
Mas este dia é também considerado como uma oportunidade para defender melhores serviços, celebrar redes de apoio e defender o autocuidado. Assim, enquanto indivíduo ou organização, a pessoa afetada pela doença pode escolher concentrar-se em vários ângulos ao celebrar o Dia Mundial da EM. É preciso desenvolver comunidades que apoiem e cuidem das PcEM, promover o autocuidado e um modo de vida saudável, pressionar os decisores para conseguir mais e melhores serviços e tratamentos eficazes, bem como ligar as PcEM à investigação da doença.
A importância do Dia Mundial da Esclerose Múltipla
Além dos objetivos anteriormente referidos, esta data é também uma forma de chamar a atenção do público em geral para a doença, nomeadamente para os seus sintomas e para a importância do diagnóstico antecipado e tratamento subjacente. Nesta data, a SPEM pretende atingir público além da comunidade de EM, de forma a informar a sociedade sobre a doença e sensibilizá-la para a causa e missão da associação. Queremos ter mais apoiantes para a causa e aumentar a comunidade com simpatizantes, voluntários, parceiros e pessoas interessadas em colaborar. Pretendemos ainda gerar um debate político na sociedade sobre as leis em vigor e mostrar junto do atual governo o que ainda falta fazer para melhorar a vida das PcEM em Portugal.
Com o objetivo de chamar a atenção para o tema da EM, a SPEM irá marcar presença em alguns canais da TV e entregar o kit da campanha “Somos a sua voz!” aos deputados da Comissão de Saúde da Assembleia da República.
Promover a conectividade entre todos
- 27 e 28 de maio – “Levar Mais Longe a EM” – Cada delegação da SPEM é chamada a conectar-se com sócios, amigos e simpatizantes da causa e a promover atividades regionais.
- 30 de maio (manhã) – Realização da Pré-Conferência “Reabilitar as funções das PcEM” nas instalações da sede da SPEM em Lisboa.
- 30 de maio (tarde) – Apresentação do projeto “Wildheart Expedition – Exploring the World with MS”, a volta ao mundo do Pedro (PcEM) e da Ana Cristina.
- 30 de maio (noite) – Colaboração de algumas autarquias na iluminação das Câmaras ou Edifícios Municipais com a cor laranja.
- 31 de maio – Realização da 2ª edição do evento “SPEM Solidária Marvila – EM’contros” com atividades e surpresas, como a caminhada EM’diversidade, atividades de neuroreabilitação – MEXE-TE!, atividades desportivas e lúdicas adaptadas e um almoço piquenique partilhado.