No âmbito das atividades promovidas pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (SPEM Lisboa), em parceria com o Clube Naval de Cascais, quatro utentes do CACI tiveram a oportunidade de participar no Projeto Vela sem Limites, que promove a prática da vela adaptada para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

Entre setembro de 2024 e junho de 2025, quatro utentes do CACI tiveram a oportunidade de praticar vela adaptada uma vez por semana, em Cascais. A vela adaptada é uma modalidade desportiva e recreativa especialmente ajustada. Este projeto conta com barcos, equipamentos e métodos de ensino adaptados para responder às diferentes capacidades dos praticantes, assegurando a inclusão, a acessibilidade e a segurança.

A participação dos utentes do CACI neste projeto não tem apenas uma finalidade recreativa, mas sobretudo promove o bem-estar físico, emocional e social das pessoas com Esclerose Múltipla. É um exemplo de que, com as adaptações certas e o apoio adequado, é possível abrir portas para novas experiências, fortalecer capacidades e fomentar a inclusão social.

As pessoas que se envolveram na atividade classificaram a organização da atividade com o mais elevado nível de satisfação, considerando-a muito boa. Sentiram mais energia e diminuição da fadiga, boa disposição, mais autoestima e maior sociabilidade.

Face ao sucesso da iniciativa e ao impacto positivo sentido pelos nossos utentes, a SPEM tem a firme intenção de dar continuidade à prática da vela adaptada em setembro de 2025, reforçando a parceria com o Clube Naval de Cascais. Além disso, pretende-se ampliar o acesso, para que um maior número de utentes possa beneficiar desta atividade.

Translate »