Chega agora a Portugal a app móvel que quer melhorar a qualidade de vida das pessoas com EM.

Desenvolvida em colaboração com Associações de Doentes por todo o mundo, incluindo a SPEM, a CLEO – uma aplicação, lançada pela Biogen (empresa de biotecnologia), que presta suporte diário às pessoas com esclerose múltipla (EM), bem como aos seus familiares e cuidadores – encontra-se atualmente disponível para ser descarregada gratuitamente, tanto por dispositivos Android como iPhone.

Com o objetivo de facilitar o dia a dia dos doentes com EM e melhorar a sua qualidade de vida, a CLEO permite a cada utilizador acompanhar o seu estado de saúde, sintomas, níveis de fadiga, esforço físico, entre outras informações que poderão, posteriormente, ser partilhadas com a equipa de profissionais de saúde que acompanham o doente.

As principais funcionalidades da CLEO passam por: ser um media atualizado para quem procura informação sobre a EM; ser um diário pessoal, monitorizando a sua saúde; ser uma “biblioteca” de programas de saúde e bem-estar; ser uma enfermeira em formato chatbot, isto é, uma linha de comunicação direta com um profissional de saúde que o possa ajudar.

A CLEO contém:

1. Artigos, com conteúdo criado para si
A CLEO apresenta informações, artigos e histórias de portadores de esclerose múltipla (EM).

2. Diário pessoal
Monitorize a sua saúde, visualize os seus dados e partilhe relatórios com quem quiser. Defina lembretes de tratamentos e consultas.

3. Programas de saúde e bem-estar
Programas desenvolvidos para ajudar a gerir a sua saúde e bem estar.

4. Chat 
Pode conversar com uma equipa de enfermagem, que o pode ajudar a tirar o máximo partido dos artigos, programas e funcionalidades da CLEO.

De acordo com a diretora-geral da Biogen Portugal, Anabela Fernandes, “a ideia surgiu da necessidade de desenvolver uma solução simples e intuitiva que acompanhasse o dia-a-dia de cada pessoa com Esclerose Múltipla e lhes permitisse uma melhor gestão da sua doença, quer através da partilha de informação credível, quer a partir de um maior suporte”.

Esta aplicação possibilita adicionar lembretes para a toma de medicação e para a marcação de consultas e exames. Em adição, além de conter um serviço de chat – através do qual uma equipa de enfermeiros poderá responder a todas as suas questões relacionadas com a doença -, a app CLEO contém ainda um conjunto de informações, artigos e histórias de pessoas com EM, com recomendações úteis para o quotidiano dos doentes, assim como diversos programas de saúde e bem-estar, que incluem práticas de mindfullness.

A Biogen tenciona, assim, atualizar a aplicação de forma regular com novos conteúdos e funcionalidades. Neste sentido, prevê-se que, futuramente, para a área de “saúde e bem-estar”, a CLEO conte também com planos de exercício físico e nutrição validados por profissionais de saúde, com o propósito de ajudar as pessoas com EM a viver com maior qualidade de vida.

A aplicação, já disponível em países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Itália, chega agora a Portugal com a ambição de impactar 1000 subscritores até ao final de 2021.

Descarregue agora para iOS e Android.

 

Uma solução fornecida pela Biogen Portugal® com o apoio da SPEM.

Translate »