EventoInformaçãoInternacionalSPEM

SPEM e Portugal representados em evento de talentos internacional

By 2021-04-25 Maio 1st, 2021 No Comments

No meio de diversos cantores e bailarinos, Portugal irá destacar-se. Bruno Ezik, ilustrador e graffiter, poderá oferecer algo “realmente único e extraordinário” ao “Tune in for MS”

 

Em fevereiro, a equipa do “World MS Day”, coordenada pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF), anunciou a sua campanha #MSConnections para 2021.

Esta pretende “conectar a comunidade; desafiar barreiras sociais, as quais fazem com que as Pessoas com EM se sintam mais solitárias ou socialmente isoladas; e lutar por melhores serviços, celebrando as redes de apoio já existentes e sublinhando o self-care (cuidado individual/autocuidado)”, conta Sarah Dobson, Senior Communications and Campaigns Officer da MSIF, à SPEM.

Assim, por forma a celebrar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, a Federação pensou novamente num movimento global, apostando no “Tune in for MS” (em português: sintonizados pela EM).

Realizado pela primeira vez em 2020, o “Tune in for MS” é um evento de talentos a nível internacional, transmitido em direto online, no dia 30 de maio, com início às 14h, e que junta artistas com Esclerose Múltipla ou artistas simpatizantes da causa.

Segundo Sarah Dobson, por oferecer “algo realmente único e extraordinário”, o jovem Bruno Ezik, de 30 anos, diagnosticado com EM em 2019, foi o único selecionado, como representante de Portugal e da SPEM, para participar no “Tune in for MS”.

Bruno conta à SPEM que “antes de ter a doença sempre quis fazer a diferença, de alguma forma positiva, e este é um dos primeiros passos”. Ser escolhido foi “uma alegria enorme, não só por mim como artista e por ter esta doença, mas por todos aqueles que sofrem do mesmo, para todos aqueles que lidam comigo e me acompanham”.

O facto de querer “ter uma parte  ativa na luta contra esta doença”, foi desde logo a grande motivação que levou o jovem a participar. “Ser uma fonte de inspiração para os outros, Pessoas com EM e outros problemas”, mostrando que a “diferença nos torna numa pessoa mais forte”.

Note que, depois de anunciado o objetivo da MSIF para o Dia Mundial da EM e com intuito de nos conectarmos e vermos Portugal representado globalmente no evento, a SPEM decidiu lançar um concurso para “caçar” talentos nas suas redes digitais, até dia 11 de fevereiro.

Artista Bruno Ezik

O objetivo deste concurso passava por enviar os artistas portugueses, que se candidatassem a participar no “Tune in for MS”, para seleção por parte da equipa do “World MS Day” (a qual aceitava candidatos somente até dia 19 de fevereiro).

Assim, surgiram cinco grandes taletos. A Cris Aysel, coreógrafa e professora de dança oriental; a Maria Freitas, cantora lírica; o Bruno Ezik (Bruno Ferreira), ilustrador (especialmente de sátiras sociais); Carlos Maria, cantor profissional (actualmente com o projeto onde junta fado e blues); e, por fim, Pedro Pereira, cantor do hino da SPEM e pertencente ao grupo 432.

O ano passado o “Tune in for MS” contou com atuações incríveis de artistas internacionais, incluindo o cantor cubano Pablo Milanés, a artista egípcia Rula Zaki e o coroGlobal MS Choir”, da Federação Internacional.

Translate »