SPEM

EM’ REDE – No ano 2021, o projeto continua a dar frutos

By 2021-08-09 No Comments

O EM’REDE é um projeto de intervenção digital à distância, implementado com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com Esclerose Múltipla. Durante o ano de 2021, continuámos a prestar apoio aos participantes do projeto através da nossa equipa multidisciplinar, com apoio financeiro da Multiple Sclerosis International Federation (MSIF).

Reunião de trabalho EM’ Rede

Foram realizadas, até agora – junho 2021 -, aproximadamente, 160 sessões online de acompanhamento individual e em grupo, de pessoas com Esclerose Múltipla, nas várias áreas – psicologia, apoio social, estimulação cognitiva e reabilitação. 

No final do mês de junho de 2021, realizámos, através de workshops, webinares, tertúlias e partilha de boas práticas, 22 sessões, transmitidas em direto nas redes sociais da SPEM. Os temas principais foram: a saúde mental e mindfulness, os direitos sociais das pessoas com deficiência, a nutrição, as terapias complementares, o modelo de apoio à vida independente, a vacina COVID-19 e Esclerose Múltipla, o envelhecimento e Esclerose Múltipla e lazer. Estas sessões têm como objetivo informar e esclarecer as pessoas com Esclerose Múltipla e toda a sociedade portuguesa.

Primeiros resultados do EM’ Rede

Durante o mês de abril de 2021, todos os participantes do EM’ Rede foram convidados a preencher um questionário de expetativas e satisfação relativamente aos primeiros três meses de implementação do projeto. Fazem parte do projeto 39 pessoas com Esclerose Múltipla e responderam ao questionário 27 dessas pessoas. Os principais resultados encontram-se abaixo.

Caracterização

 

A maioria dos participantes do EM’Rede é do sexo feminino e, tem idades compreendidas entre os 41 e os 50 anos. Existe algum equilíbrio relativamente à zona de residência em meio rural (44%) ou em meio urbano (56%), sendo que, algumas das zonas urbanas identificadas estão localizadas no interior do país.

 

Expetativas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os participantes foram questionados relativamente às expetativas que apresentavam no início do projeto e, pudemos concluir que as respostas se enquandram num nível muito alto de expectativas. Da mesma forma, concluímos que o EM’Rede tem ido ao encontro das expectativas dos participantes.

Organização

 

 

 

 

 

 

 

 

Grande parte dos participantes considera que o facto do EM’Rede ser um projeto totalmente digital, não condiciona a sua participação nas atividades do mesmo. Quanto à organização, a maioria refere estar muito satisfeita com a organização do projeto.

Satisfação

 

 

 

 

 

 

 

 

Relativamente aos colaboradores, compreendemos que 85% dos participantes está muito satisfeito com a equipa de profissionais do EM’ Rede. Quanto às atividades desenvolvidas, a maioria dos participantes considera as atividades excelentes (48%), 30% estão muito satisfeitos e 22% estão satisfeitos.

 

 

Translate »