DelegaçõesEventoInformaçãoSaúdeSPEM

Exposição “A Minha EM Invisível” voa até aos Açores

By 2021-11-16 Dezembro 15th, 2021 No Comments

A exposição que percorreu diversos pontos do país, voou até aos Açores no passado mês de Outubro para comemorar o décimo sexto aniversário da Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores (ADDCA), que decorreu entre os dias 25 a 29 de Outubro. A exposição contou com a presença do Presidente da SPEM, o Engenheiro Alexandre Guedes da Silva, e atualmente pode visitá-la gratuitamente na Unidade de Saúde da Ilha de S. Miguel, no setor do Centro de Saúde de Ponta Delgada.

A minha Esclerose Múltipla Invisível apresenta 12 painéis sobre os sintomas mais comuns da Esclerose Múltipla e que passam despercebidos ao comum cidadão. Se alguns sintomas são possíveis de controlar e atenuar, outros provocam grandes constrangimentos na vida do doente e prejudicam a sua qualidade de vida. Variáveis, imprevisíveis e muitas vezes invisíveis, os sintomas da Esclerose Múltipla colocam grandes desafios ao doente, especialmente quando precisam que quem o rodeia compreenda o que está a sentir. 

Os visitantes podem tentar pegar uma caixa de cereais mais pesada que o normal, abotoar uma camisa com luvas de borracha, usar umas barbatanas para caminhar e procurar ler o rótulo de uma embalagem com letras distorcidas. 

Este projeto é promovido pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), e conta com o apoio das farmacêuticas Biogen, Merck, Novartis, Roche, Sanofi Genzyme. 

 

 

Translate »