EventoInformaçãoSaúdeSensibilizaçãoSPEMTecnologia

Paulo Gonçalves, Vice-Presidente da SPEM, marca presença em Escola Nacional de Saúde Pública

By 2022-02-03 No Comments

No passado dia 25 de janeiro, o Vice-Presidente da SPEM, Paulo Gonçalves, a convite de Teresa Magalhães, Professora Auxiliar Convidada da Escola Nacional de Saúde Pública, foi um dos oradores no seminário sobre o tema “Os desafios da Gestão de Recursos: Fatores adicionais que impactam na gestão”, levado a cabo no âmbito do Mestrado em Saúde.

Tendo em conta o assunto, para além de “O impacto da religião na gestão” e “As práticas baseadas em evidência” versados por dois outros convidados, Paulo Gonçalves abordou “O impacto da tecnologia na relação entre os doentes e os prestadores de cuidados” com a perspetiva das Associações de Doentes.

O impacto que tem a intervenção de cada associação nos seus associados e a diferença que traz a união de boas-práticas em conjunto de várias associações, tornando-as mais eficientes na gestão dos recursos e mais eficazes nos resultados que produzem, é notável. A pandemia afetou todos, mais ainda organizações que são geridas por cidadãos voluntários.

O aproveitamento positivo da tecnologia fez com que, por exemplo, se criassem protocolos entre associações de doentes de apoio a pessoas com doenças do cérebro, se criasse um grupo de cerca de 70 associações que continua a trabalhar os temas transversais às necessidades das pessoas que vivem com doença crónica, houvesse diálogo com o Grupo de Trabalho para a medicação em casa ou na farmácia mais próxima ou ainda se criasse a RD-Portugal que une as associações de doenças raras de Portugal. Estas associações têm implementado iniciativas conjuntas, como a colaboração objetiva para a existência de um Registo Nacional das Doenças Raras ou o projeto Informar sem Dramatizar, que pretende levar às escolas portuguesas um modelo interativo, liderado pelos próprios professores, informando sobre doenças raras de forma simples mas replicável, isto é, de maneira a que crianças e jovens possam depois levar para casa algo que possam discutir entre as suas famílias e os seus grupos de amigos.

Pode saber mais sobre o contributo das Associações de Doentes para a medicação em proximidade, no site do INFARMED, a partir da página 99 deste relatório e sobre Informar sem Dramatizar aqui.

O Vice-Presidente da SPEM, Paulo Gonçalves, foi um dos oradores no seminário sobre o tema “Os desafios da Gestão de Recursos: Fatores adicionais que impactam na gestão”, levado a cabo no âmbito do Mestrado em Saúde, na Escola Nacional de Saúde Pública,

Translate »