InformaçãoSensibilizaçãoSPEM

Consignação IRS: O Tempo é agora!

By 2022-02-15 No Comments

Apoie a SPEM com 0,5% do seu IRS! Para as pessoas com EM, o tempo é importante e todos os minutos contam. Dizem que o tempo é dinheiro e para nós é qualidade de vida. 

Ao consignar 0,5% do seu IRS à SPEM (NIF: 501789880) está a ajudar a nossa instituição na melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas com Esclerose Múltipla em Portugal (EM), contribuindo para o desenvolvimento das nossas respostas sociais, da investigação na área da EM e da ação da SPEM na defesa dos direitos e garantias de todos os portadores da doença.

A consignação do IRS consiste em doar 0,5% do IRS liquidado (imposto destinado ao Estado) a uma entidade elegível para esse efeito, como uma IPSS, instituição religiosa e pessoa coletiva de utilidade pública (incluindo com fins ambientais e culturais). A SPEM é uma dessas instituições.

A consignação de IRS é um gesto de apoio à nossa causa sem custos para si. O contribuinte não paga mais IRS nem recebe menos reembolso (consoante o caso). É o Estado que prescinde dessa parcela do imposto, entregando-a à SPEM.

Consignar a dedução do IVA

Para além da consignação do IRS, os contribuintes podem ainda consignar a dedução do IVA suportado pela exigência de fatura. Através desta dedução é possível deduzir: 15% do IVA pago em faturas de oficinas de automóveis, restauração, alojamento, cabeleireiros, institutos de beleza e veterinários e 100% do IVA pago em faturas de passes sociais.

Contudo, ao contrário da consignação do IRSeste gesto solidário afeta o valor do imposto adicional a pagar ou do reembolso a receber. Neste caso, deixa de poder beneficiar da dedução do IVA suportado pela exigência de fatura. O desconto no imposto que lhe cabia, por via desta dedução, é entregue à entidade escolhida por si.

Translate »