DelegaçõesEventoInformaçãoSaúdeSensibilização

A importância do investimento do SNS na prevenção da Esclerose Múltipla em Portugal

By 2022-05-03 No Comments

O Presidente da SPEM reforça a importância do investimento do SNS na prevenção da Esclerose Múltipla em Portugal 

Alexandre Guedes da Silva esteve presente na Conferência “XV Legislatura – A Saúde como prioridade para a retoma económica e social”, que se realizou no dia 28 de abril de 2022, onde moderou o Painel de Debate: “Investimento Público em Saúde e a Convergência Internacional”. 

Foi durante a sua participação neste Painel de Debate que Alexandre Guedes da Silva anunciou que a SPEM foi convidada pela National Multiple Sclerosis Society a juntar-se a um ambicioso movimento mundial, com o objetivo de acabar de vez com a patologia da Esclerose Múltipla.

Este movimento definiu um objetivo estratégico para a próxima década, onde se pretende acabar com a Esclerose Múltipla a nível mundial, através de três caminhos: 

-Identificar e parar a doença antes da existência de sintomatologia ou na sua fase inicial; 

-Reabilitar as pessoas que têm a sua vida condicionada pela Esclerose Múltipla, visando a remissão total da doença; 

-Perceber, com base na mais avançada investigação científica, quais os fatores que levam ao aparecimento da Esclerose Múltipla. 

Nas palavras de Alexandre Guedes da Silva: “O SNS tem um papel fundamental para que o plano estratégico deste movimento seja eficaz. O investimento na prevenção da Esclerose Múltipla, e não só na resposta, faz toda a diferença para que no futuro todos os cidadãos portadores desta patologia possam viver com melhor qualidade de vida”. 

A este movimento já se juntaram 60 associações em todo o mundo. 

 

Translate »