DelegaçõesInformaçãoSensibilizaçãoSPEMTecnologia

A SPEM acredita que a capacitação contribui para uma sociedade melhor, mais justa e acessível

By 2022-06-07 No Comments

A SPEM está a implementar o Projeto SOMOS+ durante o ano de 2022 que tem como objetivo capacitar pessoas com EM, a residir em meio rural, no seu domicílio, através das novas tecnologias e da definição de um plano de acompanhamento individual personalizado. Definimos o SOMOS+ como um mecanismo de capacitação para a inclusão e cidadania dirigido a pessoas com doenças neurodegenerativas. Isto porque, vivemos, ainda, numa sociedade que rotula os indivíduos tendo em conta as suas características próprias e limitações visíveis e invisíveis. Como se a sociedade erguesse uma barreira que obstaculiza o acesso a uma cidadania plena a estas pessoas. Infelizmente, continua-se a olhar para as pessoas com deficiência, onde se enquadram algumas das pessoas com EM, como um fardo e não como cidadãos capazes de contribuir para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e acessível. Sabemos que em Portugal, as pessoas com deficiência sentem grandes dificuldades em manter uma participação plena na sociedade dadas as barreiras físicas, sociais e até culturais existentes. Em meios rurais, esta realidade é ainda mais acentuada, as informações e acesso a serviços são mais limitados do que nos grandes centros urbanos.


O SOMOS+ pretende ser um mecanismo de capacitação para a inclusão e cidadania capaz de informar as pessoas com EM sobre os seus direitos, deveres e formas de participação ativa na sociedade, para que estas pessoas tomem decisões informadas relativas à sua vida.

Acreditamos que a capacitação das pessoas com deficiência e/ou incapacidade seja o caminho para a inclusão e cidadania ativa. Não pretendemos “dar o peixe”, mas sim, “ensinar a pescar” facultando as ferramentas e estratégias essenciais ao seu processo de reconstrução enquanto cidadãos, bem como, fornecer ferramentas digitais que contribuam para a sua cidadania digital. Ressaltando que, dois dos participantes do SOMOS+ irão receber Tecnologias de Reabilitação através da empresa ANDITEC.

O projeto iniciou com um diagnóstico de necessidades e potencialidades de cada pessoa, realizado pela equipa multidisciplinar da SPEM de forma a elaborar um plano individual.

Em junho de 2022 iniciam as sessões de capacitação, facultadas por formadores e associações parceiras, nos seguintes temas: Direitos Humanos e Cidadania; Igualdade de Género e Ativismo e Participação Cidadã. Em junho, estão já planeadas as sessões sobre Sustentabilidade e Ambiente e Autocuidado.

Durante o mês de maio de 2022 as pessoas participantes no projeto SOMOS+ foram convidadas a responder a um questionário de expectativas do qual obtivemos resultados bastante positivos. Relativamente a isto, podemos afirmar que, 75% dos participantes tem expectativas altas em relação ao projeto e, 17% expectativas muito altas. Aproveitamos também, para questionar os participantes sobre a importância que a sua participação no SOMOS+ poderá vir a ter na sua vida, nomeadamente, em termos de participação social e comunitária. Daqui podemos retirar que, 75% das pessoas responderam que “sim”, o projeto irá ser importante para a sua vida.

Esperamos que este projeto siga o rumo adequado e que contribua para a luta – o exercício da cidadania, independentemente da condição em que cada cidadão/cidadã se encontre.

Este projeto conta com o apoio do BPI Fundação “la Caixa” no âmbito da candidatura realizada na 3ª edição do BPI RURAL 2021.

 

 

           

 

 

 

 

As coordenadoras do SOMOS+

Susete Margarido e Gabriela Condeço

[email protected]

[email protected]

 

 

Translate »