DelegaçõesInformaçãoSaúdeSensibilização

Do Estrangeiro para Portugal, e agora?

By 2022-08-23 Agosto 30th, 2022 No Comments

Diariamente recebemos pedidos de ajuda por parte de pessoas que residem no estrangeiro e que pretendem vir para Portugal. As questões que nos colocam, passam muito pela preocupação de como devem fazer para garantir o acompanhamento médico e a medicação que diz respeito à Esclerose Múltipla (EM) numa transição de residência para Portugal.

Se pretende vir do estrangeiro para Portugal este passo a passo foi criado para si:

👉 Deve falar com o médico que a/o acompanha no país de origem e informar que pretende mudar-se para Portugal, assegurando assim uma correta transição entre médicos da especialidade em que é seguida/o. Deve solicitar toda a informação, exames e relatórios que sejam importantes para que o clínico que a/o recebe em Portugal possa fazer um acompanhamento mais eficaz e informado à cerca da/s sua/s patologia/s.

👉 Ainda em contacto com o seu médico é importante garantir que traz toda a medicação necessária para, pelo menos, os primeiros 6 meses em Portugal. O processo de entrada e posterior encaminhamento para a especialidade de Neurologia, pode demorar algum tempo e é extremamente importante que a continuidade do tratamento seja assegurada.

👉 Após chegada a Portugal, deve tratar de todos os documentos que digam respeito à permanecia no país de forma legal.

👉 Quando tiver toda a documentação e uma morada fixa, deve solicitar no centro de saúde da sua área de residência um médico de família – caso não haja essa possibilidade por parte dos serviços, deve-se dirigir á consulta aberta. Relembro que o processo pode ser demorado e que deve estar a contar com estas questões temporais, para que se mantenha devidamente medicada/o.

👉 Após lhe ser atribuído um médico de família e agendada a primeira consulta com o mesmo, deve levar toda a informação clínica. Este médico será sempre o seu médico de referência no Serviço Nacional de Saúde e será ele que fará o encaminhamento para a especialidade de Neurologia – Hospital de referência de acordo com a sua residência.

👉 Quando feito o encaminhamento poderá ter de esperar alguns meses até à primeira consulta com o médico especialista. Sendo este o responsável pelo acompanhamento da doença é importante, mais uma vez, que lhe seja mostrada toda a informação clínica que trouxer do país de origem e qual a medicação que tem vindo a fazer, facilitando assim uma correta e informada transição entre Neurologistas.

Informação Importante:

Todas as consultas, tratamentos e medicação que digam respeito à Esclerose Múltipla – são gratuitas no Serviço Nacional de Saúde em Portugal.

É necessário ter em atenção, que nem todas as zonas do país têm Hospitais com a especialidade de Neurologia e caso pretenda vir a residir em uma delas, poderá ter de fazer uma distância considerável para ir ao médico e realizar tratamentos ou apenas recolher medicação que só é disponibilizada pelas farmácias Hospitalares.

 

Agora que está informado sobre os passos a dar,
resta-nos desejar uma boa viagem
e seja bem-vindo a Portugal. 🇵🇹 ☺️

Translate »