DelegaçõesDesportoEM ForçaEventoInformaçãoSensibilizaçãoSPEM

83ª Volta a Portugal em Bicicleta 2022

By 2022-08-30 No Comments

No passado dia 4 de agosto foi para a estrada a 83ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta e a SPEM acompanhou a volta na grade da frente, sim na grade, porque estivemos coladíssimos a todas as etapas e acompanhámos de perto e de dentro este evento que é feito para todos os membros da família e que levou centenas de espectadores para a rua. A Podium não se poupou a esforços para providenciar uma prova que esteve a par com as espectativas.

O prologo decorreu na cidade de Lisboa

Marcando assim o arranque desta edição, a SPEM e Associação Salvador estiveram presentes. O regresso da SPEM à Volta a Portugal em Bicicleta vem contribuir para que o desporto adaptado não seja esquecido, promovendo melhores acessibilidades para todos aqueles que têm mobilidade reduzida e alertando para as doenças neurodegenerativas, nomeadamente Esclerose Múltipla.

Contámos com a presença de três atletas, da Associação Salvador, de bicicleta adaptada – HandBike, que nos deram o gosto de contar a sua experiência enquanto ciclistas de HandBike e de referir quais as suas dificuldades diárias no que diz respeito às acessibilidades, pois ainda há muito que fazer no que a este assunto diz respeito.

Este dia que marcou o arranque da 83ª edição, contou com a presença da Delegação de Lisboa da SPEM, que se fez representar pela Equipa Técnica e pelo Presidente Alexandre Guedes da Silva que foi o grande impulsionador para que estivéssemos na Volta – como se diz: o homem sonha, a obra nasce!

A SPEM aproveitou para estreitar laços com as entidades e instituições presentes, levando a Esclerose Múltipla e os sintomas da mesma, a todos aqueles que por lá passaram. É importante que a sociedade conheça a doença e esteja alerta para os sintomas por ela gerados, como forma de diagnosticar cedo para promover uma maior autonomia e qualidade de vida.

A 1ª etapa da volta arrancou de Vila Franca de Xira

No dia 5 de agosto e teve como destino a belíssima cidade de Elvas que acolheu a primeira chegada. Para os receber, estava a Delegação de   Évora da SPEM representada por vários sócios SPEM e pela Coordenadora Margarida Navalhinhas, que demonstrou como é bom estar em casa. Ela, que é a representante dos Jovens da EMSP, a nível europeu esteve como um peixe na água no seio de toda a população que se juntou para receber os ciclistas e promovendo sinergias com as várias instituições locais. A delegação de Portalegre na pessoa da coordenadora Sandra Carvalho, fez questão de marcar presença aumentando assim o número de sócios SPEM, promovendo uma transmissão de imagem e de importância que veio refletida na edição jornal regional.

No espaço atribuído à SPEM e à Associação Salvador em Elvas, esteve o Sr. Vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas Dr. Hermenegildo Rodrigues, que reiterou a importância da SPEM na vida das pessoas e o contributo diário que dá à sociedade, promovendo a qualidade de vida das pessoas com EM, potenciando a sua presença como parte ativa da sociedade.

Apesar do calor que se fazia sentir, a afluência do público superou as espectativas. Após um confinamento é notória a vontade das pessoas em estar novamente entre os pares e socializar era, sem dúvida, a palavra de ordem.

Depois do Alentejo era a vez de subir até à capital da Beira Baixa – a 2º etapa que arrancou de Badajoz

Os nossos vizinhos Espanhóis que muito amavelmente receberam a partida da 2ª etapa, desenhou-se pelas estradas alentejanas até às estadas da beira, culminado a chegada à emblemática Avenida Nuno Álvares onde estavam centenas de pessoas para receber os ciclistas, à sombra das árvores que marcam aquela avenida como uma das mais frescas da cidade e que fez com que o calor fosse ligeiramente menor, proporcionado assim todas as condições para assistir ao espetacular cortar de meta por parte dos atletas.

Na Aldeia da Feira a Delegação de Castelo Branco da SPEM

Na pessoa do coordenador Domingos Barreto, decidiu ir ajudar outras instituições, pedalando por uma causa no Sponsor Rubis Gás, que amavelmente, mediante os km pedalados, estava a angariar fundos para 3 instituições escolhidas como beneficiárias desta iniciativa.

Não vamos falar de todas as etapas da volta, que podem ser consultadas na página da Volta a Portugal, para não cansar os nossos leitores que querem saber o que é estar dentro da Volta e fazer parte da caravana que percorreu o país.

Em Viseu, no dia 9 foi o dia de descanso da volta

Que deu lugar à “15ª Etapa da Volta Brisa RTP, a já habitual jornada de cicloturismo aberta a todos e que foi animar e percorrer Viseu passando por algumas das mais belas paisagens da região.” A organização informou (PR) ainda em conjunto com a autarquia que que Viseu irá receber o arranque da 84ª Edição da Volta a Portugal em 2023.

“Em simultâneo, Fernando Ruas, presidente da Camara Municipal de Viseu, ao lado de Joaquim Gomes, diretor da prova, e de Nuno Santos, presidente da ACES Associação das Cidades Europeias do Desporto anunciou também que Viseu será candidata a Cidade Europeia do Desporto e no âmbito da iniciativa garantiu para a cidade o final da Volta a Portugal de 2024.”

A prova prosseguiu passando pela Mealhada e Miranda do Corvo que acolheu uma chegada nova da 5ª Etapa, ao Observatório de Vila Nova no dia 10 de agosto. Continuando a subir no mapa de Portugal, a caravana da volta passou por Águeda, Maia, Santo Tirso e Braga.

A SPEM volta a montar arraiais em Fafe para a chegada da 8ª etapa

Com uma dinâmica nova e com uma equipa que podemos todos considerar que é a nossa Task Force das feiras de animação. Ora espante-se, senhor/a leitor/a, mas um Fisioterapeuta, um informático e uma professora de Educação física é tudo quanto baste para promover um stand apelativo a estranhos e não só. Durante o dia em Fafe, a fila que se estendia em volta do stand da SPEM era de tal forma enorme que se esgotaram as camisolas para o dia, que se achou ser calmo. Desde Franceses a Espanhóis, desde pessoas sem qualquer conhecimento sobre Esclerose múltipla a sócios SPEM, todos foram bem-vindos, criando um dinamismo e um chamar de atenção para a tenda que mais deu nas vistas naquela cidade fantástica.

O Segredo, pelos vistos, baseou-se numa receita antiga que foi desenterrada e melhorada pela nossa Designer Maria Lopes e o nosso fisioterapeuta Alejandro Carrabs Coito, que consistia em permitir que pessoas sem qualquer incapacidade usassem o kit dos sintomas de Esclerose Múltipla e tentassem lançar um dardo certeiro ao alvo.

Como todos sabemos, nada melhor que um desafio para promover e espicaçar a curiosidade e o teste aos nossos limites e foi assim que Fafe ficou a conhecer a Esclerose Múltipla na pele, valorizando as pessoas que vivem diariamente com esta realidade. Mais que dinamizar um jogo, consciencializou-se para a doença e para os sintomas que por vezes são invisíveis e que fazem dos doentes de EM uns autênticos heróis sem capa, na luta diária pela sua autonomia, pela sua qualidade de vida e por tão simplesmente viver.

A Catarina Martins, a nossa Mulher EM’ Atividade, o Alejandro Carrabs Coito o nosso Fisioterapeuta de garra e o Jorge Teles que para além de ser um ÁS em Informática mostrou ser hábil na navegação por todo o país e descobrir novos caminhos, levaram esta dinâmica até Mondim de Bastos e finalmente para Gaia onde terminou a 83ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta.

Segundo os mesmos, foi uma experiência enriquecedora, cansativa sim, mas muito forte em contactos, em novas perspetivas e em aquisição de conhecimentos de ambos os lados. “As pessoas tinham curiosidade em perceber o que era a esclerose múltipla. Inicialmente pensávamos que se devia à oferta da T-Shirt se conseguissem cumprir o desafio, mas mesmo depois de ficarmos sem camisolas, as pessoas continuavam a vir e a querer experimentar. Ficavam surpreendidas pelo efeito e acredito que na sua maioria, vão olhar para a Esclerose Múltipla e para as pessoas tocadas por ela, de outra forma mais consciente e empática.” Relatou o Jorge Teles sobre a experiência.

Mais que estar nas Aldeias da Feira da Volta a Portugal, a SPEM demonstrou que está presente em todos os distritos através das delegações e dos Sócios que acompanham as suas iniciativas e atividades, tomando parte ativa na comunidade onde estão inseridas.

A Associação Salvador esteve presente em todos os locais onde a SPEM marcou presença, informando e realizando a entrega dos manuais, sensibilizando para as pessoas com Deficiência e ou incapacidade, mobilidade reduzida e a melhoria das condições de acessibilidade em todos os municípios. Aproveitamos para agradecer a toda a Equipa da Associação Salvador, a solidariedade com que nos brindaram nesta parceria e toda a dedicação à causa que é tão importante para milhares de pessoas.

Uma Entrevista, a alguém que percebe do assunto:    

Após se encerrarem as hostilidades, é hora de limpar e arrumar o material e fazer uma reflexão sobre esta 83ª edição da volta a Portugal em Bicicleta. Esteve à conversa connosco José Nicolau, um dos Diretores Desportivos da LA. Alumínios – CredibomMarcos Car que viu por algumas vezes os seus atletas na fuga.

Qual o feedback da Volta deste ano?
O povo deu uma resposta positiva mesmo depois do problema com a equipa do W52/FCP e veio para a estrada aplaudir os ciclistas desde a primeira etapa até à última. Em termos desportivos houve uma luta interessante para a camisola verde e branca (embora esta tivesse quase sempre o mesmo líder) o resto das classificações foram dominadas só por uma equipa.

O que acharam do traçado da prova?
Foi a prova mais fácil dos últimos 3 / 4 anos. A chegada em Miranda do Corvo será para ficar pois é uma subida dura e Elvas, também – isto sem a volta à cidade que se revelou muito perigosa onde se deu uma queda que era evitável. O contrarrelógio final com percurso quase 100% citadino. É desafiante numa fase final de volta ou percurso técnico e perigoso demais para os ciclistas? Muito bonito de ver, mas perigoso para quem vai para ganhar.

Quais as espectativas da LA para esta volta e como classifica o resultado?
Dos três objetivos estabelecemos antes do início da prova, estivemos na luta sem os conseguir:
– Uma vitória de etapa e fizemos 2º;
– Geral da Juventude e fizemos 3º;
– Pelo menos 1 dia na liderança da montanha, falhámos por 1 ponto no primeiro dia;
No final ficamos satisfeitos com a entrega dos ciclistas e com o resultado alcançado.

Qual o impacto da LA ser a equipa mais jovem da volta? A aposta na formação nacional é um dos objetivos da LA?
Para já é o objetivo principal mesmo sabendo que depois em ter resultados é mais difícil de conseguir devido à juventude e a falta de experiência dos ciclistas. Mas é algo que não incomoda de todo a Equipa e os seus Patrocinadores, para quem a aposta nos jovens é importantíssima, de forma que este desporto continue a ter bons atletas, com possibilidade de evoluir e tornarem-se na excelência do ciclismo português.

Agora a pergunta com rasteira José, já conhecia a SPEM antes da Volta a Portugal deste ano?
Peço desculpa, mas não sabia, de certeza que já tinha ouvido o nome, mas felizmente estamos sempre ocupados com outras coisas, até que um dia infelizmente nos toque a nós. São sempre bem-vindos pois só através destas associações é que se consegue coisas que devia ser da responsabilidade do estado. Estarem presentes na volta foi importante para que mais pessoas conheçam o trabalho que desenvolvem diariamente em prol da sociedade.


E é assim que terminamos esta notícia que poderia ser ainda maior se vos contasse como foi o dia a dia dos nossos destemidos colaboradores e sócios que de tudo fizeram para que a SPEM se fizesse representar com qualidade e o devido mérito. Mas deixamos a aventura que eles viveram para outra ocasião.

Resta-nos agradecer à Merck e à Biogen serem nossos parceiros nesta iniciativa que levou a sensibilização para a Esclerose Múltipla a vários pontos do país e o nosso enorme bem-haja à Lusíadas por nos considerar na sua logística, que foi preparada e articulada com os excelentes profissionais da Pod1um que foram incansáveis em providenciar o suporte para estivéssemos o mais confortáveis possíveis nas Aldeias da Volta, com toda a excelência e profissionalismo que lhes é característico.

Todos os Sponsors principais, Continente, Jogos Santa Casa, Europcar e Rubis Gás, bem como os que marcaram presença na Aldeia da Volta, Licor Beirão, GUTsy Captain Kombucha, Efapel, Sicasal, Carclasse, Lusíadas Saúde e RTP, agradecemos o companheirismo partilhado e a solidariedade de todos, o nosso enorme Bem-haja!

Prometemos que para o ano estaremos de regresso à Volta a Portugal em Bicicleta!

Translate »