Informação

Programa de Intervenção em Habitações

By 2023-09-06 Novembro 2nd, 2023 No Comments

Acessibilidades 360º

Faça obras de adaptação em sua casa!

Atualização – Candidaturas para apoio financeiro alargadas até 30 de novembro

No âmbito da sua vertente de apoio social, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) vem por este meio alertar os seus sócios para a nova fase de candidaturas ao Programa de Intervenção em Habitações (PIH).

Necessita de fazer obras de melhoria e adaptação em sua casa? Então não perca esta oportunidade!

O Programa Acessibilidades 360º é uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a decorrer entre 2021 e 2025, que visa melhorar as acessibilidades para pessoas com deficiência em espaços públicos, edifícios públicos e habitações.

É um investimento em conformidade com a Estratégia Europeia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2035, desenvolvido pelo INR (Instituto Nacional de Reabilitação).

O PIH, parte integrante do PRR, tem como objetivo apoiar intervenções em, pelo menos, 1.000 habitações do território de Portugal Continental.

É destinado a pessoas com deficiência e/ou incapacidade permanente, com vista à melhoria das acessibilidades nas suas habitações.

Existindo ainda disponibilidade financeira, o INR publica novo aviso (https://www.inr.pt/pih-aviso-n.-5/c03-i02/2023) dirigido às Câmaras e Empresas Municipais.

Assim sendo, as autarquias que concorreram ao programa (a data limite é já no próximo dia 30 de novembro) poderão aceitar candidaturas por parte das pessoas com deficiência e/ou incapacidade permanente.

Poderá obter mais informações no site da Câmara Municipal da área onde está integrada a sua habitação ou dirigir-se aos serviços municipais. Se a sua autarquia não concorreu ao programa nesta fase, poderá ainda fazê-lo mediante o seu pedido, mas atenção que as candidaturas terminam já no próximo dia 30 de novembro.

O Serviço Social da SPEM está disponível para o ajudar, tanto no contacto com a sua Câmara Municipal como na obtenção da documentação necessária.

E-mail: [email protected]

Tel: 932 681 409

Translate »