Como aproveitar o poder dos canais e tecnologias digitais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes?
O congresso “European Patient Innovation Summit 2020” (EPIS 2020) juntou mais de 250 participantes de cerca de 40 países da Europa, em torno da temática da tecnologia na saúde, para responder à questão: como aproveitar o poder dos canais e tecnologias digitais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes?
O ponto central do debate foi o impacto provocado pela COVID-19 e as soluções que advieram dos esforços de continuidade nos tratamentos.
No sentido de manter o benefício das oportunidades de envolvimento digital na rotina dos pacientes, a EPIS partilhou uma série de observações e recomendações que se debruçam sobre objetivos, investimento e iniciativas que permitam o alcance do propósito.
O consenso encontra-se assim na criação de uma plataforma humanizada e partilhada entre profissionais e pacientes, onde seja possível aceder a informação relevante, consultar registos, agendamentos e realizar teleconsultas (entre outras funções).
Aos decisores políticos e empresas de desenvolvimento de sistemas informáticos, cabe a responsabilidade de procurar ativamente feedback das diferentes partes interessadas ao longo do processo de desenvolvimento, numa lógica de co-criação. Deve ainda ser salvaguardada a proteção de dados, perceções e evidências científicas, de acordo com a estrutura legal em vigor.
Para que esta se torne numa realidade consistente, é apontado como urgente o investimento na alfabetização digital em saúde nas escolas e, em particular, na formação curricular dos médicos; na produção e divulgação de guias/vídeos de utilização das plataformas; e em ferramentas de assistência virtual que possam intervir e facilitar a utilização dos serviços.

A manutenção dos cuidados de saúde e o acesso à informação foram os aspetos positivos da realidade digital trazida pela atual pandemia, mais destacados por associações de doentes de toda a Europa, na primeira parte do #EPIS2020.