InternacionalInvestigaçãoSPEMTratamentos

SPEM é o novo membro da MS Alliance

By 2023-07-18 No Comments

A SPEM tornou-se recentemente membro da International Progressive MS Alliance, juntando-se assim a outras 19 organizações que estão a contribuir financeiramente para o esforço global em acabar com a esclerose múltipla (EM) progressiva. O objetivo desta instituição é acelerar o desenvolvimento de tratamentos eficazes para pessoas com EM progressiva, melhorando a sua qualidade de vida.

A International Progressive MS Alliance é uma aliança global que junta organizações de esclerose múltipla (EM). Mas também investigadores, profissionais de saúde, indústria farmacêutica, empresas, fundos fiduciários, fundações, doadores e pessoas afetadas pela EM progressiva. O objetivo é que todos trabalhem juntos para satisfazer as necessidades de pessoas com EM progressiva.

O que é a EM Progressiva?

Existem dois tipos de EM: a Esclerose Múltipla Remitente Recorrente (EMRR), forma mais comum da doença e vulgarmente conhecida por EM Surto/ Remissão, e a Esclerose Múltipla Progressiva.

Por sua vez, a Esclerose Múltipla Progressiva divide-se em secundária e primária. A EM Secundária Progressiva (EMPS) desenvolve-se durante um período de 10 a 15 anos. Inicia-se pela forma clínica de surtos e, ao longo do tempo instala-se uma perda gradual das funções, sendo as recuperações frequentemente incompletas.

Na EM Primária Progressiva (EMPP), o doente não apresenta surtos, mas desenvolve sintomas que se agravam de forma constante desde o início do diagnóstico.

Membros da Progressive MS Alliance

Com o lema “A nossa promessa é mais do que esperança, é progresso.”, a força da MS Alliance está na unidade e no foco compartilhado dos seus membros. Juntos, são capazes de fazer o que nenhuma entidade poderia fazer sozinha: acabar com a EM Progressiva.

É objetivo da MS Alliance continuar a expandir-se. É necessário receber cada vez mais conhecimento, experiência e recursos de novos membros, acelerando assim novos tratamentos para a EM Progressiva.

Atualmente, a MS Alliance engloba 20 organizações, sendo a SPEM uma delas, que contribuem financeiramente. Além disso, possui ainda 20 membros de fundos; fundações e doadores que contribuem com 100.000€ ou mais; os principais cientistas e profissionais de saúde internacionais; 8 empresas farmacêuticas; milhares de pessoas com EM, seus familiares e amigos.

Os membros que fazem parte da gestão da organização comprometem-se em fornecer fundos de, pelo menos, 765.000€ ao longo de três anos, bem como uma equipa científica profissional que apoie o projeto.

Plano Estratégico

A MS Alliance traçou o Plano Estratégico 2022-25 para garantir o foco e a disciplina na aceleração do desenvolvimento de tratamentos eficazes para as pessoas com EM Progressiva.

Ao reunir os principais especialistas em EM, compartilha-se conhecimento mais rapidamente e estimula-se a descoberta. A colaboração é o centro do trabalho da MS Alliance. Por isso, faz parte do trabalho envolver órgãos reguladores e até aprender com outras doenças, realizando assim o que nenhuma entidade conseguiria sozinha – o objetivo de acabar com a EM Progressiva.

Até ao momento foram investidos 24 milhões de euros, com um compromisso total de 60 milhões de euros até 2025. É preciso impulsionar a pesquisa multinacional transformacional.

Faz também parte do plano envolver as pessoas afetadas pela EM em tudo o que se faz na organização. Assim, garante-se que a melhoria da condição de vida tenha um maior impacto.

As prioridades da MS Alliance

Compreender, prevenir e inverter a progressão

Acelerar e melhorar os ensaios clínicos

Melhorar o bem-estar através de tratamentos comprovados

A SPEM orgulha-se de fazer parte da International MS Alliance e de poder contribuir para o progresso e melhoria da condição de vida das pessoas com EM Progressiva.

Aceitámos abraçar este projeto porque acreditamos verdadeiramente que podemos fazer a diferença e que, todos juntos, temos o poder de acabar com a EM Progressiva.

Junte-se a nós, quer tenha um diagnóstico de EM, seja familiar ou amigo de alguém com a doença ou, simplesmente, porque se identifica com esta luta.

Ajude-nos a contribuir para os fundos monetários da MS Alliance, pois só assim será possível atingir os objetivos traçados. Fale connosco através de [email protected] ou utilize os outros meios de contacto disponíveis no nosso site.

Clique aqui para ficar a conhecer melhor a International Progressive MS Alliance.

Translate »